24 de jul. de 2014

XV FEIRA CULTURAL – “ TECNOLOGIAS QUE MOVEM O MUNDO”



REGULAMENTO GERAL

OBJETIVO GERAL

Proporcionar ao educando uma formação integral e humanitária, unindo conhecimento ao entretenimento, desenvolvendo a capacidade de questionamento e investigação, conscientizando-os do respeito, cooperação, espírito de competitividade por meio de atividades culturais, artísticas, científicas e filantrópicas.

JUSTIFICATIVA

Nos dias atuais, é imprescindível que se estimule  os alunos não apenas e tão somente a confecção dos trabalhos, mas as indagações, os questionamentos e as problematizações frente ao mundo e ao que acontece a ele/nele. Oferecer oportunidades de conhecer e aprender,  desenvolver a compreensão crítica do mundo e das novas tecnologias  por meio da pesquisa, da leitura, produções e outras ferramentas que facilitarão relacionar a teoria a prática. O saber, as obras e as produções trazidas pelos alunos-pesquisadores serão expostas à toda comunidade escolar, incentivando e motivando os alunos envolvidos. Acreditamos que assim estaremos contribuindo para criar uma cultura do estudo e da pesquisa hoje, para colhermos gente que acredita em um futuro melhor, não só amanhã, mas ainda hoje.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

12, 13 e 14 de agosto de 2014

PERÍODO DE INSCRIÇÕES DAS TURMAS

22 a 24 de julho de 2014.

Local de inscrições: Sala de Multimeios
OBS: As inscrições dos trabalhos só poderão ser feitas pelo professor orientador de cada turma, onde o mesmo deverá apresentar a ficha de inscrição da turma totalmente preenchida, assinada e sem rasuras.

ORIENTAÇÕES GERAIS

O evento será composto pela Comissão organizadora, Comissão julgadora, Orientadores, Equipe de apoio e Equipes competidoras.
É de responsabilidade da comissão organizadora a divulgação deste regulamento junto aos outros participantes.
É de responsabilidade dos orientadores a ampla divulgação das tarefas, bem como acessarem o blog da escola, pois será um canal de comunicação entre comissão organizadora e equipes, tanto para comunicados quanto tarefas a serem realizadas.
Cabe aos orientadores escolher juntamente com a equipe o subtema a ser trabalhado. Os trabalhos serão expostos nas salas e ambientes predeterminados pela organização do evento e as atividades acontecerão nos respectivos turnos.

COMISSÃO ORGANIZADORA

Compõe a Comissão organizadora: Nazaré Guedes, Gláucia Duarte, Hilder e professores Diretores de turma.
São atribuições da Comissão organizadora:
Elaborar o Regulamento;
Organizar e elaborar as tarefas a serem cumpridas;
Divulgar a Feira e seu cronograma em nome da Escola;
Orientar as equipes em relação às dúvidas do Regulamento;
Convocar reuniões quando se fizerem necessárias;
Divulgar o resultado final da Feira.
Obs: O Núcleo Gestor selecionará a equipe de jurados que deverá ser formada por cinco integrantes que não sejam membros da comunidade escolar.

COMISSÃO JULGADORA

Os integrantes da comissão julgadora só serão divulgados no dia das apresentações das tarefas.
São atribuições da Comissão Julgadora:
Avaliar todas as atividades desenvolvidas pelas equipes, atribuindo nota de acordo com o seu julgamento dentro da pontuação preestabelecida para cada atividade.
Determinar a pontuação a ser retirada da equipe que cometer infrações no regulamento.


PARTICIPAÇÃO

A Feira envolverá alunos, professores e funcionários dos três turnos, manhã, tarde e noite sendo as equipes formadas nos respectivos turnos, não havendo, nenhum tipo de avaliação e competição entre esses turnos.
A quantidade de componentes das equipes será a mesma do DIÁRIO DE CLASSE.
Todos os participantes estarão sujeitos às condições deste regulamento. Não serão aceitas alegações de desconhecimento deste documento, já que será dada a necessária e suficiente publicidade do mesmo, com o apoio dos orientadores.
A participação na Feira cultural valerá a média parcial do 3º bimestre e será atribuída a todas as disciplinas, obedecendo à  uma classificação decrescente de acordo com o número de equipes envolvidas.
A não participação do aluno deverá ser solicitada pelo responsável, mediante justificativa plausível, que estará sujeita a análise e aprovação por parte da Comissão Organizadora.
A segunda chamada  acontecerá na semana posterior a realização da XV Feira Cultural e será na forma de seminário a ser apresentado à turma com o mesmo subtema trabalhado.
Cada equipe será identificada por uma cor a ser sorteada na presença dos orientadores e líderes das equipes. Caso a equipe opte por elaborar uma camisa para caracterizá-la, esta deverá conter obrigatoriamente o nome da escola. NÃO SERÁ PERMITIDA A ENTRADA DOS ALUNOS A PAISANA.
A Comissão Organizadora não se responsabiliza pela confecção de camisas e outros acessórios utilizados pelas equipes.

ORIENTADORES

Os orientadores serão os próprios professores da turma. Para cada turma serão designados dois orientadores.
São atribuições dos orientadores:
Orientar as equipes nos aspectos referentes à Feira;
Desempenhar o papel de mediador entre sua equipe e qualquer uma das comissões da feira e com outros orientadores;
Solicitar reuniões quando se fizerem necessárias;
Estar à disposição da equipe nos horários em que estiver na unidade escolar no período em que se encontrar fora de sala de aula para auxiliá-la no cumprimento das tarefas;
Obter informações sobre as atividades que serão desenvolvidas para melhor orientar sua equipe.

LÍDERES

Os líderes das equipes competidoras são os líderes das equipes e seus vice líderes da turma e deverá ser o elo entre a turma, os orientadores e a comissão organizadora.
 São atribuições dos líderes:
Manter-se informado e informar a  todos de sua equipe , delegar funções, discutir estratégias de atuação e motivar os colegas na execução das tarefas.

PENALIDADES

As equipes poderão sofrer algumas penalidades no caso de:
Ultrapassar o limite para iniciar a tarefa;
Atrapalhar as equipes concorrentes por meio de  forma desrespeitosa ;
Ultrapassar o tempo de conclusão previsto para o cumprimento das tarefas;
Pichar ou riscar muros e instalações do local de realização da feira;
Ocorrer comportamento considerado eticamente inadequado ou antidesportivo, que fira este regulamento ou traga prejuízo à boa imagem do evento como um todo;
Não será permitido o uso de roupas transparentes, bermudas, minissaia, shortinhos, decotes muito ousados pelas integrantes das equipes, inclusive durante as apresentações.

CRONOGRAMA DA FEIRA

SEGUNDA-FEIRA/11/08/2014

A arrumação das salas ocorrerá nos três turnos e nas salas e espaços predeterminados pela Comissão Organizadora, não havendo trocas nem acordos entre orientadores de equipes.

TERÇA – FEIRA/12/08/2014

Manhã  

 Entrega dos kits de higiene para conferência pela equipe do Multimeios.

Tarde  

Abertura da Feira Cultural para os turnos manhã e tarde ( 16h)
Desfile de abertura e Grito de paz.

Noite  

Abertura da Feira Cultural noturno ( 19h)
Desfile de abertura e grito de paz.

QUARTA – FEIRA/13/08/2014

Acontecerão as apresentações científicas nos três turnos.

QUINTA – FEIRA/14/08/2014

Acontecerão as apresentações artísticas nos três turnos  e  o encerramento da feira.

PONTUAÇÃO E  DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL

A Comissão Organizadora da Feira avaliará não somente o cumprimento das tarefas, mas também a qualidade e o esforço dispensados para sua realização, com simplicidade, respeito e criatividade. Algumas tarefas não serão atribuídos pontos fixos, mas o valor máximo atingido por cada equipe.
Em caso de empate será realizada tarefa extra para decidir a equipe campeã.
Qualquer recurso ( reclamação ou sugestão) junto à Comissão Organizadora devera ser encaminhado por escrito pelos orientadores das equipes.
O primeiro lugar  obterá a nota dez na média parcial do 3º bimestre em todas as disciplinas.
O segundo lugar  obterá a nota nove na média parcial do 3º bimestre em todas as disciplinas.
O terceiro lugar obterá a nota oito na média parcial do 3º bimestre em todas as disciplinas.
Os demais lugares obterão nota sete na média parcial do 3º bimestre em todas as disciplinas.
A divulgação do resultado final será feita na semana posterior à realização da Feira nos respectivos turnos nas salas e pátio da escola.
A média parcial de cada aluno será calculada pela seguinte média:
Nota da equipe + Nota dos orientadores/2

TAREFAS A SEREM REALIZADAS

1ª TAREFA: CARACTERIZAÇÃO ( PONTUAÇÃO: 10 PONTOS)

Cada turma terá uma cor, será atribuída a pontuação de 10 pontos pela caracterização da turma (  blusa/ adereço, etc...) e deverá ser usado durante todo o evento. Será avaliada a arte da blusa elaborada pelos alunos.

2ª TAREFA: DESFILE DE ABERTURA  E  GRITO DE PAZ ( PONTUAÇÃO : 20 PONTOS)
DESFILE DE ABERTURA

As equipes deverão organizar o desfile de abertura. Iniciará às 16 h para os turnos manhã e tarde e às 19h para o turno da noite, observando a ordem das turmas. Cuidado com a pontualidade! As equipes deverão apresentar uma faixa coerente com o tema e confeccionada pelos próprios alunos.
Pontuação: 10 pontos

GRITO DE PAZ

Toda torcida tem o seu grito de paz. Juntem os compositores e criem um bem legal. Pode ser em ritmo de hip hop, samba, rap. Não esqueçam o tema da Feira. Durante o grito de paz, as outras equipes deverão permanecer em silêncio sob pena de perda de pontos.
Animação, Disciplina e  Organização
Pontuação – 10 pontos

3ª TAREFA – APRESENTAÇÃO CIENTÍFICA ( 40 PONTOS)

Os orientadores serão responsáveis pela inscrição e produção do grupo.
Todo o material de produção do trabalho de pesquisa será de responsabilidade de cada grupo.
Os trabalhos científicos contemplarão o subtema escolhido pela equipe e serão expostos nas salas para visitação de todos. (Não será permitido o uso de cartazes, painéis e recortes de papel contendo fala dos componentes da equipe, será permitido uso de banner de 100x100cm ou maquetes). Os trabalhos NÃO poderão permanecer sem a presença de pelo menos dois integrantes da equipe.

Os critérios a serem julgados:  
Coerência Temática
Criatividade e Originalidade
Performance do aluno ou  do grupo
Qualidade do trabalho 

As equipes deverão organizar uma rotatividade de alunos  nas apresentações para que assim todos possam participar e visitar as outras equipes.
É de suma  importância que após as apresentações científicas, as salas estejam organizadas e limpas e conscientizá-los dessa prática não somente durante o período da Feira, mas durante todo o ano letivo.

4ª TAREFA LISTA DE MATERIAIS DE HIGIENE ( PONTUAÇÃO: 20 PONTOS)

Cada equipe deverá entregar: 01 (um) pacote de fraldas geriátrica (05 pontos) , 01 sabonete líquido de 1L (01 ponto)  ;  03 shampoos (03 pontos ) ; 03 desodorantes( 03 pontos )  , 03 cremes dental ( 03 pontos )e 05 escovas de dente ( 05 pontos).
Os materiais deverão ser entregues  dia 12/08/2014 no seu respectivo turno e conferida pelos professores do Multimeios.

5ª TAREFA OBJETO ( PONTUAÇÃO: 20 PONTOS)

A equipe deverá trazer objetos que sofreram inovações nos últimos anos. A equipe ganhará 05 pontos por cada objeto antigo, devendo apresentar no máximo 04 objetos.

6 ª TAREFA – PARÓDIA ( PONTUAÇÃO: 30 PONTOS)

As equipes deverão selecionar uma música de sua preferência e elaborar uma paródia com o subtema ou tema geral da Feira.
A formação do grupo será composta por alunos da mesma sala.
Os grupos inscritos deverão apresentar no ato da inscrição a relação das técnicas operacionais ( som, microfone, etc...)
A apresentação acontecerá em um único dia com horário determinado para cada grupo. O descumprimento da ordem estabelecida acarretará perda de pontos.
A paródia terá o tempo máximo de 05 minutos, excedendo o tempo será descontado na pontuação geral do grupo.
O grupo deverá entregar o CD ou pen drive com a trilha sonora no dia anterior à apresentação.

7ª TAREFA – BLOG ( PONTUAÇÃO: 20 PONTOS)

No dia 13 de agosto, as equipes deverão postar 02 comentários sugeridos no blog da escola.
No momento da postagem deverá indicar o nome e a turma para que seja computada sua pontuação.
A conferência das postagens ficará sob a responsabilidade das professoras Gisele e Tânia.

8ª TAREFA – UCA ( PONTUAÇÃO: 10 PONTOS )

A equipe deverá apresentar um documentário, slide, vídeo, quiz relacionado ao subtema escolhido e deverá ter representante para comentar e explanar aos visitantes no dia do trabalho científico.

9ª TAREFA – ESQUETE TEATRAL ( PONTUAÇÃO MÁXIMA: 30 PONTOS)

“ Esquete é uma peça de curta duração, geralmente de caráter cômico, produzida para teatro, cinema, rádio ou televisão. O termo em Inglês com o mesmo significado é “sketch”.
Cada esquete tem cerca de 10 minutos de duração.  Os atores ou comediantes possuem forte capacidade de improvisação”.
As equipes deverão apresentar uma esquete teatral com seu respectivo subtema.
Todo o material, seja  para confecção do figurino ou do cenário será de responsabilidade de cada grupo;
Os grupos inscritos deverão apresentar a relação das necessidades operacionais (mesa, cadeira, som, etc...)
Não serão permitidos termos pejorativos ou discriminatórios;
As apresentações terão duração máxima de 07 minutos;
As esquetes deverão ser apresentadas previamente no dia 11 de agosto no seu respectivo turno para membros da Comissão Organizadora e avaliadas as técnicas operacionais necessárias para uma melhor apresentação.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

Coerência temática ( Até 10 pontos)
Criatividade ( Até 10 pontos)
Organização e integração do grupo ( Até 10 pontos )
PONTUAÇÃO MÁXIMA DA FEIRA : 200 PONTOS

CRONOGRAMA DE REUNIÕES PARA ORGANIZAÇÃO DOS  TRABALHOS

 As reuniões só deverão ser realizadas nos dias e horários abaixo relacionados:

21/07/2014  ( SEGUNDA-FEIRA) 

  Manhã – 10:00 às 11:40.
                                                           
 Tarde-   16:00 às 17:40.
                                                           
 Noite -   20:50 às 21:50.


29/07/2014 ( TERÇA –FEIRA)   

  Manhã – 10:50 às 11:40.
                                                         
 Tarde – 16:50 às 17: 40.
                                                         
 Noite -  21:00 às 21:50.

01/08/2014 ( SEXTA –FEIRA)  
    
 Manhã – 10:50 às 11:40.
                                                         
Tarde – 16: 50 às 17:40.
                                                         
Noite – 21:00 às 21:50.

06/08/2014 ( QUARTA – FEIRA)
  
Manhã – 10:50 às 11:40.
                                                         
 Tarde -  16:50 às 17:40.
                                                         
 Noite – 21:00 às 21:50.

08/08/2014 ( SEXTA – FEIRA )    

 Manhã – 10:50 às 11:40.
                                                         
Tarde – 16:50 às 17:40.
                                                        
 Noite – 21:00 às 21:50.  

REFLEXÃO PARA COMEÇAR BEM O TRABALHO COM AS EQUIPES

Um sábio tinha três filhos jovens, inteligentes e ávidos por sabedoria.
Certa vez, quando os três rapazes estavam discutindo sobre quais seriam os principais obstáculos ao sucesso de um trabalho coletivo, seu pai os chamou e confiou-lhes uma importante tarefa, levar ao príncipe governante três presentes.
O primeiro levaria um vaso muito precioso.
O segundo levaria uma corça rara.
O terceiro levaria um bolo primoroso, receita da família.
O trio recebeu a missão com entusiasmo, mas, no meio do caminho, começaram a discutir.
O que levava o vaso não concordava com a maneira como o irmão puxava a corça delicada; o responsável pelo animal dava instruções ao carregador do bolo, a fim de que não tropeçasse; este, por sua vez, repreendia o portador do vaso valioso, com medo que ele o deixasse cair.
Em dado momento, o que conduzia a corça estendeu a sua mão a fim de consertar a posição da vaso, que, premido pelas inquietações de ambos, escorregou de súbito, espatifando-se no chão. Com o choque, a corça fugiu espantada. O carregador do bolo, ao tentar deter o animal, deixou o bolo cair.
Desapontados e irritados, os três rapazes voltam à presença do pai, apresentando cada qual a sua queixa, culpando uns aos outros pelo desastre.
O sábio, porém, sorriu e disse-lhes:
- Aproveitem este incidente e aprendam: O sucesso de um trabalho em equipe depende de muitas coisas:
a) Que não se perca o senso coletivo;
b) Que um não invada a área do outro, se não lhe for solicitado;
c) Que cada um faça a sua parte do melhor jeito possível;
d) Que cada um valorize, respeite e considere o trabalho do outro.

UM EXCELENTE TRABALHO A TODOS!