Horário de atendimento - 2015
Manhã: 2ª e 4ª de 7:10h às 11:00
6ª feira (planejamento, atendimento aos pais e professores,
confecção de material pedagógico, cursos e visitas)
Tarde: 3ª e 5ª de 13:10 às 17h
OBS: A sala de Recursos Multifuncionais da escola não faz mais Atendimento Educacional Especializado-AEE, encerrou o atendimento em 30/04/2015.
2015
Habilidade artística - desenho |
ALUNA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO/ NOITE
Aula de campo realizada no último dia 30 de maio
Local: Parque Botânico do Ceará, município de Caucaia
24/04/2014
A SRM da Escola Estado do Paraná, contribuindo para o enriquecimento de habilidades em torno do fazer artístico |
http://sodesenhando.blogspot.com.br/ |
http://sonografite.blogspot.com.br/ |
http://desenhosereleituras.blogspot.com.br/ |
ATENDIMENTO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE
A inclusão educacional é um direito
do aluno e requer mudanças na concepção e nas práticas de gestão, de sala de
aula e de formação de professores, para a efetivação do direito de todos à
escolarização. No contexto das políticas públicas para o desenvolvimento
inclusivo da escola se insere a organização das salas de recursos
multifuncionais, com a disponibilização de recursos e de apoio pedagógico para
o atendimento às especificidades dos alunos público alvo da educação especial
matriculados no ensino regular.
Fundamentada
nos marcos legais e princípios
pedagógicos, da igualdade de condições de acesso à participação em um sistema
educacional inclusivo, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva
da Educação Inclusiva (2008) define a Educação Especial como modalidade de
ensino transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, que disponibiliza
recursos e serviços e o atendimento educacional especializado, complementar ou
suplementar, aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento
e altas habilidades/superdotação no ensino regular.
A Escola de E.F.M Estado do Paraná
possui a Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) do tipo I, contendo mobiliários, materiais didáticos e
pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos para o
atendimento aos alunos público-alvo da educação especial. A oferta do Atendimento Educacional Especializado é
obrigatória da parte dos sistemas de ensino, embora participar do AEE seja uma
decisão do aluno e/ou de seus pais/responsáveis. O atendimento é realizado no turno inverso da escolarização
do aluno, duas vezes por semana, em
grupo ou individualmente, com duração de 50 minutos cada atendimento e não é
substitutivo às classes comuns.
A proposta do Atendimento Educacional Especializado é a
de identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade,
colaborando para a concretização da proposta democrática da escola, na medida
em que elimina barreiras e com isto, promove a plena participação dos alunos a
partir de suas dificuldades específicas. Todo o trabalho deve ser realizado de
forma colaborativa com o envolvimento de toda a comunidade escolar e com o
suporte dos profissionais da área clínica.
No âmbito do AEE são desenvolvidas atividades de acordo com as
necessidades educacionais específicas dos estudantes, tais como o ensino da
Língua Brasileira de Sinais-Libras; da Língua Portuguesa como segunda língua para
estudantes com surdez; da Informática Acessível; do sistema Braille, do uso do
soroban(ábaco), das técnicas para a orientação e mobilidade; da Comunicação Aumentativa e Alternativa -
CAA; do uso dos recursos de Tecnologia
Assistiva - TA; do desenvolvimento de atividades de vida autônoma e social e
enriquecimento curricular para as altas habilidades/superdotação.
Conforme Resolução CNE/CEB n.4/2009, art. 12, para atuar no Atendimento
Educacional Especializado, o professor deve ter formação inicial e continuada
que o habilite para exercício da docência e formação específica na educação especial.
O
professor do AEE identifica as
potencialidades e habilidades dos alunos, como também suas necessidades
funcionais, a partir do estudo de caso, com a finalidade de elaborar um plano de atendimento
individual, que venha atender as
especificidades destes estudantes, para que eles superem as barreiras impostas
pela deficiência.
O tempo destinado à hora atividade do
professor será de 13 h/a mensais, realizado na escola, para o professor lotado
20h semanais. Desde 2011, as sextas-feiras são dedicadas exclusivamente a cursos (1 turno), visitas, confecção de
material, atendimento aos pais, estudo de caso e planejamento. Com a
implantação de 1/3, houve ampliação de 3h que são distribuídas na semana para
acompanhar o planejamento de área dos professores regulares, conclusão de
relatório ou outra atividade citada anteriormente.
A Educação inclusiva concebe a escola
como um espaço de todos, no qual os estudantes constroem o conhecimento segundo
suas capacidades, expressam suas ideias livremente, participando
ativamente das tarefas de ensino e se
desenvolvendo como cidadãos, nas suas diferenças. O respeito aos direitos e
liberdades humanas, primeiro passo para a construção da cidadania, deve ser
incentivado diariamente. Por isso a importância de educar todos os estudantes
em um mesmo contexto escolar.
Professora Tania Maia
O Atendimento Educacional Especializado – AEE
É um serviço da Educação Especial, de caráter complementar ou suplementar à formação dos alunos no ensino regular, voltado para a formação dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/ superdotação, considerando as suas necessidades específicas de forma a promover acesso, participação e interação nas atividades escolares. Ele perpassa todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, sem substituí-los, garantindo o direito de todas as crianças e jovens a educação escolar comum.
O AEE é realizado no turno inverso ao da sala de aula comum.
Alunos com deficiência são aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA/SRM:
http://ead.seduc.ce.gov.br/
NOSSO CANTINHO
Professora Tânia Maia - 2013
http://aeetania2013.blogspot.com.br/
taniainfor.blogspot.com.br
“ EDUCAR UM FILHO COM TDAH É UM DESAFIO”
As pesquisam mostram que lares com uma ou mais crianças com TDAH são mais conturbados e estressados do que os outros que não têm que conviver com essa dificuldade.
Os pais experimentam alto nível de stress, depressão e culpa, e é relativamente grande o número de separações como conseqüência do quadro. Entendendo que o TDAH é uma deficiência neurobiológica, de origem genética e que ninguém é responsável por ele, é possível diminuir os sentimentos de culpa que a grande maioria dos pais carrega.
É normal haver dificuldade no relacionamento com outros filhos, já que a criança com TDAH tende a receber atendimento diferenciado dos pais ou ser a causa de conflitos e situações embaraçosas. São comuns o ciúme, a tentativa de chamar atenção, brigas entre irmãos e até alguma agressividade. Os conflitos podem se estender com empregados, parentes e amigos.
Não é fácil ser pai ou mãe de um portador de TDAH. Barkley, um dos mais respeitados especialistas em TDAH diz que “educar um filho com TDAH é um desafio”. Ele também diz que esse é um desafio que traz enormes oportunidades de aperfeiçoamento pessoal e realização para os pais.
O primeiro passo no tratamento multidisciplinar é a psicoeducação dos pais. É de suma importância que os pais sejam informados sobre o transtorno em si e as estratégias que ajudam a minimizar os problemas por ele, para que possam orientar o filho portador, fazer as acomodações necessárias no ambiente familiar e colaborar com a escola e os terapeutas necessários para o tratamento clínico.
JUCÉLIA JUDITH MARTY
Psicóloga e Psicopedagoga CRP – 08/1881
EXPOSIÇÃO DE DESENHOS
O aluno Tiago Alves do 7º ano da E.E.F.M Estado do Paraná fez nesta quarta-feira, dia 14, sua primeira exposição. Tiago vem no contra turno pra sala de recursos multifuncionais para fazer o que mais gosta, desenhar. Seus desenhos retratam o seu dia-a-dia, seus desejos e emoções de um adolescente de 12 anos, mas com o olhar de um artista.
14/03/2012
BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DO CEARÁ - 2012
PLANOS DE AULA COM FLEXIBILIZAÇÃO
DEPOIMENTO
Eu achei legal
demais a gente aprender mais atividades
de português e matemática e outras mais difíceis e as brincadeiras de
jogo com as matérias que estudo.
A SRM é muito bonita e
organizada. Eu estou estudando nela desde o ano passado e
tenho aprendido muito, já sei pesquisar na internet, ler meus
e-meios, participar de jogos educativos online, assistir filmes
quando o professor indica e muitas outras coisas. Tudo que aprendi foi com a ajuda da professora Tânia. Antes eu
não sabia fazer nada no computador e agora adoro, porque tem muita coisa pra conhecer.
Tudo que eu aprendo aqui é
importante para mim. Já fiz até o ENEM e não zerei em nenhuma prova, fiquei feliz. Sou uma pessoa mais feliz e agradeço a
Deus e a escola.
Dezembro de 2012
Carla Alves de Oliveira
TECNOLOGIA ASSISTIVA
DEFICIÊNCIA VISUAL
DEFICIÊNCIA AUDITIVA
INCLUSÃO
Iniciamos o trabalho na SRM com o atendimento educacional especializado em junho de 2011. Um caminho ainda novo para a comunidade escolar, mas de suma importância para todos principalmente para os alunos com deficiência e/ou com altas habilidades/superdotação e talento.
FUNDAMENTOS LEGAIS
•Documentos
norteadores que orientam para a implementação de sistemas educacionais
inclusivos:
•Decreto
nº 6.949/2009
•Decreto
n° 7.611/2011
•Política
Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008)
•Resolução
CNE/CEB nº 4/2009
•Decreto
nº 6.949/2009
ratifica a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência/ONU (2006):
[...] a deficiência é um conceito em
evolução e resulta da interação entre pessoas com
deficiência e as barreiras devidas às
atitudes e ao ambiente que impedem a plena e
efetiva participação dessas pessoas na
sociedade em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.
•Política
Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), que
estabelece diretrizes gerais da educação especial e redimensiona o atendimento
educacional especializado previsto na Constituição Federal (1986)
•Resolução
CNE/CEB nº 4/2009,
que institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional
Especializado – AEE, na educação básica.
•Decreto
n° 7.611/2011 ratifica
a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva
mantendo o caráter complementar, suplementar e transversal desta modalidade, ao
situá-la no âmbito dos serviços de apoio à escolarização.
A QUEM SE DESTINA O AEE?
Alunos com:
üsurdez
üdeficiência física, intelectual
ücegueira, baixa visão, surdocegueira
ütranstornos globais do
desenvolvimento
üaltas habilidades/ superdotação
- É
condicionada à matrícula no ensino regular.
- É
restrita ao público-alvo da educação especial.
- O atendimento pode ser oferecido em centro de atendimento educacional especializado da
rede pública ou privada, sem fins lucrativos.
FUNÇÕES DO AEE
Organizar situações que favoreçam o desenvolvimento do aluno.
Produzir materiais didáticos e pedagógicos, tendo em vista as necessidades específicas desses alunos
Promover a inclusão e interação do aluno na sala de aula do ensino regular.
Na sala de recurso multifuncional o trabalho deve centrar-se:
– na atenção aos aspectos que podem
potencializar o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno.
– na eliminação das barreiras que
dificultam a aprendizagem desse aluno.
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