O seminário que trata sobre programa Um Computador por Aluno do Governo Federal reuniu nove escolas cearenses que integram o programa nesta quinta-feira (8). O I Seminário UCA Ceará, no acontece no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza.
Na abertura,a analista educacional do Ministério da Educação, Luciana Prata da Paschoa, esteve presente e ressaltou a importância do projeto no Ceará. Além disso, dados e experiências registradas ao longo desses dois anos de execução foram apresentados pelo coordenador pedagógico do estado José Aires de Castro Filho. “O Ceará é um dos estados que se destaca em aproveitamento do programa, pois 100% das escolas escolhidas para receber o UCA perceberam os valores que a tecnologia traz à educação”, ressalta Aires Filho.
Já a coordenadora do Programa na EMEIF Monteiro Lobato, Nora Lima, enumera várias melhoras ocorridas na escola após a implantação do UCA. “Uma delas foi a mudança de comportamento de alunos e professores no ambiente escolar. O UCA trouxe mais dinamismo às aulas e motivação às crianças. Hoje, nosso índice de evasão é quase zero devido a inovação que o programa trouxe ao ensino”, afirma.
Depoimento das crianças
As alunas Walesca Saraiva e Maria Lívia Holanda, ambas com 9 anos, presentes no seminário, filmavam e batiam foto pela webcam do seu ‘Uquinha’, como apelidaram o laptop educacional cariosamente. “Estamos registrando o evento para publicar nosso site Luz do Saber, Alfabetização Digital. O Uquinha deixa as nossas aulas mais interessantes e divertidas”, comenta Walesca. “A gente pode fazer diversos trabalhos, pesquisas, aprender com jogos educativos, atualizar o site. Gosto muito do projeto”, completa Maria Lívia.