18 de nov. de 2013

Pesquisa para a XIV Feira Cultural/ Cultura Cearense

01. Que personalidades cearenses são reconhecidas nacionalmente? Em que áreas atuam? Pesquise e comente sobre três dessas personalidades. 

86 comentários:

  1. Renato Aragão: omorista
    Dragão da Mar(Chico da matilde) um dos principais lideres da abolição da ercravidão no ceara
    Jose de Alencar; escritor

    ResponderExcluir
  2. Fagner:Cantor
    Belchior:Cantor
    Chico Anysio:Humorista
    Essas personalidades tiveram exito nas carreiras que exerceram,sao conhecidos nacionalmente e ate internacionalmente!

    ResponderExcluir
  3. José de Alencar : escritor
    Rachel de Queiroz:escritora brasileira. A primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Letras.
    Domingos Olímpio:escreveu peças teatrais, se dedicava à advocacia e ao jornalismo

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Tom Cavalcante: Humorista- atua dirigindo programa de televisão e fazendo participações humoristicas também.

    Falcão: Cantor e Humorista- atua fazendo shows de humor e musicais também conhecido nacionalmente por seus personagens.

    Rachel de Queiroz - Primeira brasileira a ingressar na Academia Brasileira de Letras e primeira mulher a ganhar a Prêmio Camões de Literatura

    ResponderExcluir
  6. Raquel De Queiroz = escritora brasileira foi uma tradutora, romancista, escritora, jornalista, cronista prolífica e importante dramaturga brasileira.Autora de destaque na ficção social nordestina. Foi primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. Em 1993, foi a primeira mulher galardoada com o Prêmio Camões,2 equivalente ao Nobel, na língua portuguesa. Ingressou na Academia Cearense de Letras

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Alberto Nepomuceno nasceu em em julho de 1864, na cidade de Fortaleza, mais precisamente na antiga Rua Amélia (Atual Rua Senador Pompeu). Era filho de Victor Augusto Nepomuceno, músico professor de violino e organista da antiga catedral. Desde cedo, Victor ensinou música a Alberto, que logo mostrou seu talento. Aos 8 anos, mudou-se para Recife com a família. Ficou órfão aos 16 anos, tendo que trabalhar numa tipografia e dar aulas de piano para sustentar a família - sem nunca abandonar os estudos musicais. Aos 20 anos, regressou a Fortaleza, onde se filiou ao grupo abolicionista Centro 25 de Dezembro através de suas ligações com João Brígido e João Cordeiro. Nesse tempo, Alberto já tinha planos de ir para a Europa aperfeiçoar sua formação musical, mas as suas atividades abolicionistas fizeram com que o Governo Imperial negasse uma ajuda de custo.

      Antônio Bezerra de Menezes nasceu em Quexeramobim (CE) em 21 de fevereiro de 1841, filho do líder católico Manoel Soares da Silva Bezerra de Menezes e Maria Teresa de Albuquerque Bezerra. Como jornalista, defendeu fervorosamente a causa abolicionista, fazendo parte inclusive da Sociedade Cearense Libertadora (da qual também participavam Justiniano de Serpa, Cruz Saldanha, José Cordeiro, Dragão do Mar, Papi Júnior, dentre outros). Compôs versos com Justiniano de Serpa e Antônio Martins. Como cronista e historiador rigoroso deixou importantes registros históricos da Fortaleza do final do século XIX, foi um dos fundadores do Instituto do Ceará (1887) e da Academia Cearense de Letras, em 1894 (Patrono da Cadeira n.º 5), tendo sido membro da Padaria Espiritual, em 1892 e do Centro Literário, em 1894. Faleceu em 28 de agosto de 1921.

      Antônio Vicente Mendes Maciel - Nasceu em Quixeramobim (CE) no ano de 1828. Viveu em uma sociedade injusta, marcada pela exclusão, violência e miséria. Em virtude da morte de seu pai, em 1855 (devido a disputa de terras), não pôde continuar os estudos e tornar-se padre. Casado, fracassou em vários empregos: professor primário, caixeiro e rábula. Foi abandonado pela mulher em 1957, que o trocou por um soldado de polícia. Arruinado e sem dinheiro, mudou-se para Bahia. Tinha o sonho de viver em uma comunidade sem exploração, tendo como sustentáculo, a Fé e o trabalho, onde as pessoas fossem felizes e vivessem em paz. Tornando-se um beato e iniciou sua pregação, formando uma legião de seguidores sertanejos.

      Excluir
  9. Francisco Everardo Oliveira Silva (Tiririca): cantor, compositor, humorista, e político brasileiro. Filiado ao Partido da República, Tiririca foi eleito deputado federal por São Paulo, tendo sido o segundo deputado mais votado em toda a história do Brasil

    José Wilker de Almeida: ator, diretor, narrador, apresentador e crítico de cinema brasileiro.Atua na telenovela "Amor à Vida" fazendo o personagem Herbert Marques.

    Francisco Wellington de Moura Muniz (Ceará): humorista. Integrante do programa Pânico na Band da Rede Bandeirantes, imita diversos personagens, sendo sua principal sátira Regina Ralé paródia da apresentadora e atriz Regina Casé

    Giovanna Toledo Fernandes 8ºA Grupo: Azul claro

    ResponderExcluir
  10. Francisco "Chico" Anysio de Oliveira Paula Filhohumorista: ator, comentarista, compositor, diretor, escritor, pintor, radialista e roteirista brasileiro. Notório por seus inúmeros quadros e programas humorísticos na Rede Globo, emissora onde trabalhou por mais de 40 anos.Morreu dia 23 de março de 2012 (80 anos).
    Jorge Antônio Barreto Pontual Machado: ator. Participou da terceira edição da Casa dos Artistas do SBT, ao lado de uma fã. Primo do também ator Felipe Camargo, Pontual já foi casado com a atriz Lavínia Vlasak.
    Antônio "Tom" José Rodrigues Cavalcante: humorista.Iniciou sua carreira no Ceará como revisor de textos e locutor de rádio, tendo apresentado um telejornal local da TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, em meados da década de 1980, mantendo uma carreira paralela de humorista.

    Maiara Martins 8ºA Grupo: Azul claro

    ResponderExcluir
  11. Francisco Chico Anysio de Oliveira Paula Filho, Maranguape, 12 de abril de 1931 — Rio de Janeiro, 23 de março de 2012, foi um humorista, ator, comentarista, compositor, diretor, escritor, pintor, radialista e roteirista brasileiro, notório por seus inúmeros quadros e programas humorísticos na Rede Globo, emissora onde trabalhou por mais de 40 anos.

    Tom Cavalcante: Iniciou sua carreira no Ceará como revisor de textos e locutor de rádio, tendo apresentado um telejornal local da TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, em meados da década de 1980, mantendo uma carreira paralela de humorista.

    Antônio Renato Aragão (Sobral, 13 de janeiro de 1936) é um ator, diretor, produtor, comediante, dublador brasileiro, humorista, escritor, apresentador, cantor, idealizador, criador, historiador e palhaço brasileiro, famoso por liderar a série televisiva Os Trapalhões, nas décadas de 1970 e 1980. É também conhecido como Didi Mocó, ou apenas Didi, seu principal personagem. Também é advogado, formado em Direito, na Faculdade de Direito do Ceará em 1961.1.

    ResponderExcluir
  12. Tom Cavalcante, passa a fazer parte do elenco do Zorra Total, sempre esperando retomar seu programa. Assediado pela Rede Record desde 1999, quando da sua saída do Sai de Baixo, em maio de 2004 Cavalcante aceita o convite da emissora e estréia o Show do Tom, programa diário exibido no horário da noite, uma mistura do que era o Megatom com programas de auditório como o de Gilberto Barros, mas desta vez com grande sucesso, através de quadros como a paródia do "reality show" O Aprendiz, denominada O Infeliz. Em 2007 ele apresentou o programa Louca Família. Em 18 de novembro de 2011, a Rede Record anuncia a sua saída da emissora.

    Francisco Everardo Oliveira Silva (Tiririca): cantor, compositor, humorista, e político brasileiro. Filiado ao Partido da República, Tiririca foi eleito deputado federal por São Paulo, tendo sido o segundo deputado mais votado em toda a história do Brasil

    Nascido em Caetité - Bahia, filho de Manuel Sebastião Soriano, comerciante de ametistas no distrito de Brejinho das Ametistas, em sua cidade natal. Fato marcante de sua infância foi o abandono do lar pela mãe, a quem era muito apegado.
    Em Caetité viveu sua juventude, sempre boêmia, até um incidente num clube local, que o fez buscar o destino fora da cidade. Desde muito novo era um inveterado namorador e aventureiro e, seguindo o caminho de muitos sertanejos, foi tentar a vida em São Paulo.

    ResponderExcluir
  13. Tom Cavalcante:

    Iniciou sua carreira no Ceará como revisor de textos e locutor de rádio, tendo apresentado um telejornal local da TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, em meados da década de 1980, mantendo uma carreira paralela de humorista.
    Seguiu carreira na televisão como humorista, e é um dos humorista mais consagrado do Brasil.

    Renato Aragão:

    É um ator, diretor, produtor, comediante, dublador brasileiro, humorista, escritor, apresentador, cantor, idealizador, criador, historiador e palhaço brasileiro, famoso por liderar a série televisiva Os Trapalhões, nas décadas de 1970 e 1980. É também conhecido como Didi Mocó, ou apenas Didi, seu principal personagem. Também é advogado, formado em Direito, na Faculdade de Direito do Ceará em 1961.
    Nascido no interior do Ceará, advogado e filho do escritor sobralense Paulo Ximenes Aragão e Dinorá Lins. Em 1955, tornou-se oficial do Exército (segundo-tenente de infantaria), formado pelo CPOR.

    José de Alencar:

    Foi um jornalista, político, advogado, orador, crítico, cronista, polemista, romancista e dramaturgo brasileiro.
    Nasceu em Messejana, que à época de seu nascimento gozada do status de município, tendo perdido tal categoria em 1921 integrando como um bairro à cidade de Fortaleza. A família transferiu-se para a capital do Império do Brasil, Rio de Janeiro, e José de Alencar, então com onze anos, foi matriculado no Colégio de Instrução Elementar. Em 1844, matriculou-se nos cursos preparatórios à Faculdade de Direito de São Paulo, começando o curso de Direito em 1846. Fundou, na época, a revista Ensaios Literários, onde publicou o artigo questões de estilo. Formou-se em direito, em 1850, e, em 1854, estreou como folhetinista no Correio Mercantil. Em 1856 publica o primeiro romance, Cinco Minutos, seguido de A Viuvinha em 1857. Mas é com O Guarani em (1857) que alcançará notoriedade. Estes romances foram publicados todos em jornais e só depois em livros.

    Gabriel Oliveira Jorge. Nª10 Turma: 2ºA Equipe: PRETA

    ResponderExcluir
  14. Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré (Assaré, 5 de março de 1909 — Assaré, 8 de julho de 2002), foi um poeta popular, compositor, cantor e improvisador brasileiro

    Cícero Romão Batista (Crato, 24 de março de 1844 — Juazeiro do Norte, 20 de julho de 1934) foi um sacerdote católico brasileiro. Na devoção popular, é conhecido como Padre Cícero ou Padim Ciço.1 Carismático, obteve grande prestígio e influência sobre a vida social, política e religiosa do Ceará bem como do Nordeste.

    Domingos Olímpio Braga Cavalcanti ou Domingos Olympio Braga Cavalcanti, como se grafava seu nome na ortografia do século XIX, (Sobral), 18 de setembro de 1851 — Rio de Janeiro, 7 de outubro de 1906) foi um advogado, diplomata, jornalista, parlamentar e romancista brasileiro. É patrono da cadeira nº 8 da Academia Cearense de Letras.

    Luan 6B grupo cinza

    ResponderExcluir
  15. Renato Aragão
    É um ator, diretor, produtor, comediante, dublador brasileiro, humorista, escritor, apresentador, cantor, idealizador, criador, historiador e palhaço brasileiro, famoso por liderar a série televisiva Os Trapalhões, nas décadas de 1970 e 1980. É também conhecido como Didi Mocó, ou apenas Didi, seu principal personagem. Também é advogado, formado em Direito, na Faculdade de Direito do Ceará em 1961.
    Nascido no interior do Ceará, advogado e filho do escritor sobralense Paulo Ximenes Aragão e Dinorá Lins. Em 1955, tornou-se oficial do Exército (segundo-tenente de infantaria), formado pelo CPOR. Tom Cavalcante: Humorista- atua dirigindo programa de televisão e fazendo participações humoristicas também.
    -
    Francisco Chico Anysio de Oliveira Paula Filho, Maranguape, 12 de abril de 1931 — Rio de Janeiro, 23 de março de 2012, foi um humorista, ator, comentarista, compositor, diretor, escritor, pintor, radialista e roteirista brasileiro, notório por seus inúmeros quadros e programas humorísticos na Rede Globo, emissora onde trabalhou por mais de 40 anos.
    -
    Tom Cavalcante:

    Iniciou sua carreira no Ceará como revisor de textos e locutor de rádio, tendo apresentado um telejornal local da TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, em meados da década de 1980, mantendo uma carreira paralela de humorista.
    Seguiu carreira na televisão como humorista, e é um dos humorista mais consagrado do Brasil.
    ELES SÃO FIGURAS RECONHECIDAS NACIONALMENTE E INTERCIONALMENTE!
    (Hudson Aguiar/2ano/noite/EQUIPE:VERMELHA)

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Raimundo Fagner Cândido Lopes, mais conhecido como Fagner, (nasceu na capital cearense, embora tenha sido registrado no município de Orós, 13 de Outubro de 1949) é um cantor, compositor, instrumentista, ator e produtor brasileiro.

    Emiliano Queiroz (Aracati, 1 de Janeiro de 1936) é um ator brasileiro. Foi estudar teatro em São Paulo e no início dos anos 60 voltou para Fortaleza para atuar na recém criada TVCE. Atualmente, tem uma histórico de 35 filmes e 70 novelas, sem nunca ter deixado de atuar no teatro.

    José Martiniano de Alencar, mais conhecido como José de Alencar, (Messejana, 1 de maio de 1829 — Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 1877) foi um jornalista, político, advogado, orador, crítico, cronista, polemista, romancista e dramaturgo brasileiro.


    Johnny Brito (13) - 8°A
    Equipe: Azul Claro

    ResponderExcluir
  18. Juliana Silva - Equipe AZUL CLARO. 3 ano

    Tiririca é o nome artístico de Francisco Everardo Oliveira da Silva, nascido na cidade de Itapipoca no interior do ceará. conhecido nacionalmente como cantor,compositor, humorista e deputado federal do estado de São paulo.

    Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho - Chico Anysio nascido na cidade de Maranguape interior do Ceará. Foi um humorista, ator, comentarista, compositor, diretor, escritor, pintor, radialista e roteirista brasileiro.

    Antônio Renato Aragão é um ator, diretor, produtor, comediante, dublador brasileiro, humorista, escritor, apresentador, cantor, idealizador, criador, historiador e palhaço brasileiro, famoso por liderar o famoso programa humorístico " a turma do didi" na rede globo.

    ResponderExcluir
  19. GIRLENIA MARIA GOMES DE MOURA - COLÉGIO PARANÁ - Nº 23 - EJA-5

    Francisco Everardo Oliveira Silva, nascido em Itapipoca, 1 de maio de 1965, conhecido pelo nome artístico de Tiririca, é um cantor, compositor, humorista, e político brasileiro. Filiado ao Partido da República, Tiririca foi eleito deputado federal por São Paulo, tendo sido o segundo deputado mais votado em toda a história do Brasil. Conhecido também como cantor, compositor e humorista.

    ResponderExcluir
  20. Rafaela Rodrigues Balduino N° 28
    3°a Equipe: Laranja
    Rodolfo Marcos Teófilo: (Salvador, 6 de maio de 1853 " Fortaleza, 2 de julho de 1932) foi um escritor brasileiro de estética literária regional-naturalista, além de poeta, documentarista, contista e articulista.
    Foi o tão famoso inventor da cajuína, inventou não só a fórmula mais também o nome da marca.

    Fernando de Mendonça: (Guaramiranga, 2 de dezembro de 1924). Fez doutoramento em Radiociências na Universidade de Stanford nos EUA, onde recebeu o grau de PhD. Foi aviador da Força Aérea Brasileira, ingressando na FAB em 1943. Enquanto Mendonça estava nos EUA, o governo Brasileiro decidiu criar e implantar seu Programa Espacial. Considerado, naquela época, o mais experiente na área, ele foi convidado para elaborar um plano de pesquisa para o Grupo de Organização da Comissão Nacional de Atividades Espaciais (GOCNAE). Ele aceitou o desafio e colaborou diretamente para a criação do INPE, sendo, inclusive, o primeiro diretor do instituto. Esteve presente durante a guerra fria no lançamento do stélite espacial dos EUA.

    Patativa do Assaré: (Assaré, 5 de março de 1909 — Assaré, 8 de julho de 2002) foi um poeta popular, compositor, cantor e improvisador brasileiro. Seus versos e cordéis conquistaram o Brasil.

    ResponderExcluir
  21. Layane Magalhães- AZUL CLARO- 3 ano

    Francisco José do Nascimento, conhecido como Dragão do Mar, foi um abolicionista brasileiro e jangadeiro de profissão nascido em Canoa Quebrada, Aracati, Estado do Ceará, considerado o maior herói popular pela da libertação dos escravos no Ceará. Descendente miscigenado de escravos,é personalidade conhecida por se recusar a transportar os escravos em sua jangada. Esse ato estimulou a luta contra a escravidão no Ceará.

    José Martiniano de Alencar foi um escritor cearense conhecido nacionalmente pelas obras literárias, dentre as várias obras a de maior destaque é a obra "Iracema". Além da romancista José de Alencar foi jornalista, político, advogado, orador, crítico, cronista, polemista e dramaturgo brasileiro. Formou-se em Direito, iniciando-se na atividade literária no Correio Mercantil e Diário do Rio de Janeiro.

    Antônio Renato Aragão, conhecido como Didi, é um ator, diretor, produtor, comediante, dublador brasileiro, humorista, escritor, apresentador, cantor, idealizador, criador, historiador e palhaço brasileiro, famoso por liderar a um programa humorístico em uma famosa rede de televisão brasileira.

    ResponderExcluir
  22. GIRLENIA MARIA GOMES DE MOURA - COLEGIO PARANÁ Nº 23 - EJA 5

    Florinda Bolkan, nasceu em Uruburetama/Ceará, 15 de fevereiro de 1941 é uma atriz brasileira.
    Filha de um deputado e neta de um padre pelo lado materno, Florinda viveu em Fortaleza e no Rio de Janeiro até se tornar cidadã do mundo. Foi inspetora de voo da Varig e, ao longo de sua carreira, tornou-se fluente em inglês, italiano e francês.
    Foi para a Itália em 1968, descoberta para o cinema por Luchino Visconti. Mudou de país e de nome e passou a se chamar Florinda Bolkan (antes era Florinda Bulcão), por ser um nome mais artístico e pronunciável para estrangeiros.1
    No seu primeiro filme, Candy, contracenou com o beatle Ringo Starr. Depois dele, fez mais 40 filmes. Em Una breve vacanza (Amargo Despertar) foi dirigida por Vittorio de Sica. Fez aquele que pode ter sido um dos melhores filmes de sua carreira, Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita, sob direção de Elio Petri. Enrico Maria Salerno dirigiu-a em Anonimo Venziano (Anônimo Veneziano) . Contracenou com como Jean-Louis Trintignant, John Cassavetes e Annie Girardot.
    A exemplo de Sophia Loren, Claudia Cardinale e Monica Vitti, também ganhou por três vezes o Prêmio David di Donatello, o Oscar do cinema italiano. De Sica quando contratou Florinda para fazer Una breve vacanza (Amargo Despertar), o filme que iria lançá-la no mercado dos Estados Unidos, disse a seguinte frase: "Escolhi você por que seus olhos são de quem já conheceu a fome". A resposta de Florinda Bolkan: "Quem nasce no Ceará traz uma carga de verdade muito dura e forte".

    ResponderExcluir
  23. GIRLENIA MARIA GOMES DE MOURA - COLEGIO PARANÁ - Nº 23 - EJA 5

    JANDAIAZINHA (AMELINHA)
    Uma especial voz de Amelinha, "a Jandaiazinha" de voz forte, mas ao mesmo tempo doce, de voz expressiva, mas que também acalma.
    Amélia colares nasceu em Fortaleza, cresceu ouvindo música clássica, tocando piano e, muitas vezes, cantando enquanto balançava em sua rede. O forró ela conheceu meninota. A brisa que sopra no Ceará levou sua voz para longe e atravessou as fronteiras do Brasil.
    O seu primeiro trabalho musical foi "Flor de Paisagem" (1977), que lhe rendeu o título de mais nova revelação nordestina. O segundo trabalho, "Frevo Mulher" (1979), rendeu-lhe o Disco de Ouro. Com o disco "Foi Deus que Fez Você", música defendida por ela no Festival "MPB 80" da Rede Globo, ainda hoje, 22 anos depois, rende comovidas indignações por ter sido colocada em 2º lugar, Amelinha ganha seu primeiro Disco de Platina. Segundo ela, esse fato contribuiu positivamente no reverso da poesia para tornar aquela data inesquecível, assim como a música e a ela própria. No ano de lançamento, "Foi Deus Que Fez Você" vendeu um milhão de cópias e continua vendendo por todos esses anos, através de relançamentos e coletâneas. O sucesso não pararia por aí, como comprovam os álbuns: "Mulher Nova, Bonita e Carinhosa Faz o Homem Gemer Sem Sentir Dor" (1982) e "Romance Lua Lua" (1983). Em 1996, Amelinha faz outro CD de forró para a Sony, abordando o forró estilizado das bandas cearenses. Em 2001, lança o CD "Vento, Forró e Folia", gravado em Recife, homenageando o forró "pé de serra" legítimo. Foi agraciada com o título de cidadã do Rio de Janeiro pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Conhecida mundialmente como a voz que acalma qualquer coração, voz limpa, especial.

    ResponderExcluir
  24. Tom Cavalcante:

    Antônio "Tom" José Rodrigues Cavalcante
    Iniciou sua carreira no Ceará como revisor de textos e locutor de rádio, tendo apresentado um telejornal local da TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, em meados da década de 1980, mantendo uma carreira paralela de humorista.
    Em 1989 começa a participar do Chico Anysio Show, programa de Chico Anysio na Rede Globo. Com o final deste, passa a participar de outro programa de Chico: a Escolinha do Professor Raimundo, exibida de 1990 a 1995, vivendo o João Canabrava, personagem criado por ele mesmo. Em 1996, Daniel Filho o convida para participar do Sai de Baixo, vivendo o porteiro Ribamar. Depois de desentendimentos com outros atores do elenco e roteiristas do programa, Tom se retira do elenco do Sai de Baixo em maio de 1999.

    Chico Anysio:
    Francisco "Chico" Anysio de Oliveira Paula Filho (Maranguape, 12 de abril de 1931, Rio de Janeiro, 23 de março de 2012) foi um humorista, ator, comentarista, compositor, diretor, escritor, pintor, radialista e roteirista brasileiro, notório por seus inúmeros quadros e programas humorísticos na Rede Globo, emissora onde trabalhou por mais de 40 anos.

    Renato Aragão:
    Antônio Renato Aragão (Sobral, 13 de janeiro de 1936) é um ator, diretor, produtor, comediante, dublador brasileiro, humorista, escritor, apresentador, cantor, idealizador, criador, historiador e palhaço brasileiro, famoso por liderar a série televisiva Os Trapalhões, nas décadas de 1970 e 1980. É também conhecido como Didi Mocó, ou apenas Didi, seu principal personagem. Também é advogado, formado em Direito, na Faculdade de Direito do Ceará em 1961.

    Lucilene Lima - Eja:V Equipe: Branca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rachel de Queiroz(1910-2003) foi escritora brasileira. A primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de letras, eleita para a cademia nº 5, em 1977. Foi também jornalista, romancista, cronista, tradutora e teatróloga. Nasceu, em Fortaleza, capital do Ceará, em 17 de novembro de 1910.

      Chico Anysio, nasceu em Maranguape no estado do Ceará em 12 de abril de 1931, é humorista, ator,escritor e pintor brasileiro, notório por seus inúmeros quadros e programas humorísticos na Rede Globo. Chico é considerado um dos maiores nomes de todos os tempos da televisão brasileira.

      Antônio Renato Aragão nasceu em Sobral,13 de janeiro de 1936 é um ator, diretor, produtor, comediante, humorista, escritor,apresentador e cantor brasileiro, famoso por liderar a série televisiva Os Trapalhões, nas décadas de 1970 e 1980. É também conhecido como Didi Mocó, ou apenas Didi, seu principal personagem. também é advogado, formado em Direito.

      bruna kelly- eja v equipe branca

      Excluir
    2. Falção:Cantor,compos­itor,humorista e arquiteto .
      Esse e Marcondes Falção Maia nascido no ceará
      ,o artista é a irreverência em pessoa ,seu carisma
      alcança todo o Brasil e suas obras são um marco
      na história da cultura cearense.

      Chico Anysio:nome artistico de Francisco Anysio de Oliveira
      Paula Filho ,nasceu em maranguape no estado do ceará em
      12 de abril de 1931,é humorista,ator,escri­tor e pintor brasileiro ,
      notório por seus inúmeros quadros e programas humorísticos nas redes,
      Chico Anysio e considerado um dos maiores nomes de todos tempos da
      televisão brasileira.

      Hiran Delma :é cearense de nascimento e paixão,já se apresentou em quase todos estados brasileiros com grande sucesso e repercussão ,mora em Fortaleza onde atuau como uma das principais vozes no programa Nas Garras da Patrulha .
      seus personagens como coxinha,bebel do jereissati,seu silva .zunim zoião bia sflait,
      decio ,entre mais de 50 tipos,fizeram do programa um sucesso absoluto em todo Brasil.
      FRANCISCA ERILENE BRAGA DA SILVA EJA V

      Excluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José de Alencar : O Escritor nasceu no Ceará, região nordeste do Brasil, no ano de 1829. Antes de iniciar sua vida literária, atuou como advogado, jornalista, deputado e ministro da justiça. Aos 26 anos publicou sua primeira obra: “Cinco Minutos”.
      Escritor de obras com estilos variados, este escritor cearense criou romances que abordam o cotidiano. Deste estilo literário, também conhecido como romance de costumes, destacam-se os livros: Diva, Lucíola e A Viuvinha. Foram também de sua autoria os romances regionalistas: O Sertanejo, O Tronco do Ipê, O Gaúcho e Til. Dos romances históricos fazem parte: As Minas de Prata e A Guerra dos Mascates.
      Apesar de ser mais conhecido por suas obras literárias, o escritor brasileiro José de Alencar fez também algumas peças de teatro: Nas Asas de um Anjo, Mãe, O Demônio Familiar.

      Rachel era filha de Daniel de Queiroz Lima e Clotilde Franklin de Queiroz, descendente pelo lado materno da família de José de Alencar
      Em 1917, após uma grande seca, muda-se com seus pais para o Rio de Janeiro e logo depois para Belém do Pará. Retornou para Fortaleza dois anos depois.2
      Em 1925 concluiu o curso normal no Colégio da Imaculada Conceição. Estreou na imprensa no jornal O Ceará, escrevendo crônicas e poemas de caráter modernista sob o pseudônimo de Rita de Queluz. No mesmo ano lançou em forma de folhetim o primeiro romance, História de um Nome. Foi primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. Em 1993, foi a primeira mulher galardoada com o Prêmio Camões,2 equivalente ao Nobel, na língua portuguesa. Ingressou na Academia Cearense de Letras

      Antônio Renato Aragão nasceu em sobral em 13 de janeiro de 1936 .È um ator, diretor, produtor, comediante, dublador brasileiro, humorista, escritor, apresentador, cantor, idealizador, criador, historiador e palhaço brasileiro, famoso por liderar a série televisiva Os Trapalhões, nas décadas de 1970 e 1980. É também conhecido como Didi Mocó, ou apenas Didi, seu principal personagem.

      Gabriel Abreu - 9° Manhã - Equipe Azul Claro .

      Excluir
  26. Raquel de Queiroz:Rachel de Queiroz foi uma tradutora, romancista, escritora, jornalista, cronista prolífica e importante dramaturga brasileira. Autora de destaque na ficção social nordestina. Foi primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras.

    Fagner: é um cantor, compositor, instrumentista, ator e produtor brasileiro.

    Chico Anysio: Foi um humorista, ator, comentarista, compositor, diretor, escritor, pintor, radialista e roteirista brasileiro, notório por seus inúmeros quadros e programas humorísticos na Rede Globo, emissora onde trabalhou por mais de 40 anos.

    Ingrid Thelly; Numero: 14; Equipe: Azul-claro: Serie:9A

    ResponderExcluir
  27. Ana kelly santos 8*ano A n*02 equipe amarela
    Chico anysio: humorista,ator de rádio- novela , comentarista esportivo e redator de programas humorísticos. Pouco tempo depois, abandonou de vez as rádioator de rádionovela, comentarista esportivo e redator de programas humorísticos.

    Patativa do assaré:Se destacou nacionalmente como compositor,poeta e improvisador...

    Raquel de Queiroz:Como Professora, jornalista, romancista, cronista e teatróloga brasileira nascida em Fortaleza, CE, primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras

    ResponderExcluir
  28. José de Alencar: Advogado, jornalista, político, romancista e teatrólogo. Nasceu em Messejana, CE, em 1° de maio de 1829. Escritor de obras famosas como, Iracema, O Guarani, O seminarista. Em 12 de Dezembro 1877 no Rio de janeiro tal escritor cearense morre deixando uma história de vida maravilhosa.
    Raquel de Queiroz: Professora, jornalista, romancista, cronista e teatróloga brasileira nascida em Fortaleza, CE, primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras (1977). Seu último grande sucesso literário foi Memorial de Maria Moura (1992) que se tornou minissérie de televisão. Sofrendo de diabetes, morreu enquanto dormia em sua casa no bairro do Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro, 13 dias antes de completar 93 anos (17/11), vítima de um infarto do miocárdio. A escritora cearense já havia sofrido um derrame (1999), tinha dificuldades de locomoção e era acompanhada por uma enfermeira, e o corpo dela foi velado no prédio da Academia Brasileira de Letras, no Rio, e enterrado no mausoléu de sua família no Cemitério São João Batista, em Botafogo, ao lado de seu segundo marido, Oyama de Macedo, com quem viveu 42 anos.
    Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco: Em 31 de Março de 1964, deu um golpe de estado e assume a presidência da Republica do Brasil. Passando a governa por 4 anos, Entre 1964 a 1967, no ano de 1967 passou o poder para General Costa Silva que também ficou no mandato por 4 anos.

    Daniel Cruz de Sousa N° 25, 2° ANO “A”.

    ResponderExcluir
  29. Antônio Sales: Um dos principais escritores cearenses, idealizador, fundador e líder da Padaria Espiritual. Muito admirado fora do Ceará foi cogitado para compor o primeiro corpo de sócios da Academia Brasileira de Letras. Também fez parte da Academia Cearense de Letras.

    Senador Pompeu: Estudou na Faculdade de Direito do Recife e no Seminário de Olinda. Foi o primeiro diretor do Liceu do Ceará, onde era também professor de história e geografia. Líder do Partido Liberal no Ceará, foi indicado como senador em 1864. Publicou várias obras sobre história e geografia e foi membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, fundado em 1938.

    Emiliano Queiroz: Começou atuando em peças colegiais, com apenas 4 anos, quando estudou em Russas. Mudou-se para Fortaleza durante a adolescência, onde fundou, aos 15 anos, o grupo TAF (Teatro de Arte de Fortaleza). Construiu a maior parte da sua carreira na Rede Globo, onde ajudou a lançar Janete Clair como escritora de novelas. Atualmente, tem uma histórico de 35 filmes e 70 novelas, sem nunca ter deixado de atuar no teatro.

    EQUIPE: AZUL CLARO

    ResponderExcluir
  30. Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, foi um poeta popular, compositor, cantor e improvisador brasileiro.
    Seus poemas eram feitos e guardados na memória, para depois serem recitados. Daí o impressionante poder de memória de Patativa, capaz de recitar qualquer um de seus poemas, mesmo após os noventa anos de idade.

    José Martiniano de Alencar foi um jornalista, político, advogado, orador, crítico, cronista, polemista, romancista e dramaturgo brasileiro.
    Formou-se em direito, em 1850, e, em 1854, estreou como folhetinista no Correio Mercantil. Em 1856 publica o primeiro romance, Cinco Minutos, seguido de A Viuvinha em 1857. Mas é com O Guarani em (1857) que alcançará notoriedade. Estes romances foram publicados todos em jornais e só depois em livros.
    José de Alencar foi mais longe nos romances que completam a trilogia indigenista: Iracema e Ubirajara

    RACHEL DE QUEIROZ foi uma tradutora, romancista, escritora, jornalista, cronista prolífica e importante dramaturga brasileira.
    Autora de destaque na ficção social nordestina. Foi primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. Em 1993, foi a primeira mulher galardoada com o Prêmio Camões, equivalente ao Nobel, na língua portuguesa. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 15 de agosto de 1994 na ocasião do centenário da instituição
    9° MANHA- EQUIPE AZUL

    ResponderExcluir
  31. Fagner:Cantor
    Grande Musico e uma enorme figura para a música cearense. E conhecido nacionalmente

    Chico Anysio: Um ícone do Humor,Considerado no meio artístico. E bastante conhecido por seus vários personagens.

    Alisson Rodrigues Luz 9Ano B Equipe: Cinza

    ResponderExcluir
  32. Tom Cavalcante:Humorista
    Grande Humorista que nasceu no ceara e ele iniciou a carreira como outra pessoa qualquer e fez de tudo pra achar uma graninha pra comprar seu fusquinha muito querido
    e o seu progama e o Show Do TOM da Record

    Carlos Daniel Castro Alves 9°Ano B Equipe: Cinza

    ResponderExcluir
  33. Belchior: Cantor e compositor.
    Foi um dos primeiros cantores de MPB do nordeste brasileiro a fazer sucesso nacional, em meados da década de 1970.
    Durante sua infância, no Ceará, foi cantador de feira e poeta repentista.Estudou música coral e piano com Acaci Halley. Em 1971, quando se mudou para o Rio de Janeiro, venceu o IV Festival Universitário da MPB, com a canção Na Hora do Almoço, cantada por Jorge Melo e Jorge Teles, com a qual estreou como cantor em disco, um compacto da etiqueta Copacabana .

    Caroline Gomes do Nascimento, 8° Ano A, Equipe: Amarela;

    ResponderExcluir
  34. Rodolfo Teofilo,criou a formula de uma bebida,refrigerante,bem conhecida entre os
    cearenses a famosa cajuina.
    Paula rafaela,1 ano `A manha equipe laranja

    ResponderExcluir
  35. Bruna Lima 1°C
    (EQUIPE CINZA)
    Chico Anysio: Francisco "Chico" Anysio de Oliveira Paula Filho nascido em Maranguape(CEARÁ) foi um humorista,ator,comentarista,compositor,diretor,escritor,pintor,radialista e roteirista brasileiro,notório por seus inúmeros quadros e programas humorísticos na Rede Globo.
    Antônio Renato Aragão nascido em Sobral no Ceará ,é um ator,diretor,produtor,comediante,dublador brasileiro,humorista,escritor,apresentador,cantor,historiador e palhaço brasileiro,famoso por liderar a série televisiva Os Trapalhões,nas décadas de 1970 e 1980.É também conhecido como Didi Mocó,ou apenas Didi,seu principal personagem.Também é advogado,formado em direito,na Faculdade de Direito do Ceará em 1961.
    Rachel de Queiroz(nasceu em Fortaleza-Ceará): foi uma tradutora, romancista, escritora, jornalista, cronista prolífica e importante dramaturga brasileira. Autora de destaque na ficção social nordestina. Foi primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras.

    ResponderExcluir
  36. Tom Cavalcante :um dos maiores representantes do humor cearense.
    Tarso Jereissati :considerado o maior politico cearense vivo.
    Adisia de Sá:uma das melhores jornalistas cearenses
    Emanuela de Carvalho n9 turno manhã série ! 1anoA equipe amarela

    ResponderExcluir
  37. DRAGÃO DO MAR (1839-1914): Símbolo nacional da luta contra a escravidão virou "Dragão do Mar" devido à sua coragem e ousadia de recusar-se a transportar escravos em sua jangada.
    PATATIVA DO ASSARÉ (1909-2002): é considerado o gênio da literatura cearense, por ser um poeta dotado de habilidades especiais. Ele sempre teve consciência do seu dom e do seu valor como poeta.
    RACHEL DE QUEIROZ (1910-2003): uma das maiores escritoras do Brasil. A sua bisavô materna era prima de José de Alencar, a literatura além de estar presente em sua alma também estava no sangue.
    THAMIRES SILVA MARCELINO, 2ºA (EQUIPE PRETA).

    ResponderExcluir
  38. Renato Aragão : Antônio Renato Aragão nascido em Sobral no Ceará ,é um ator,diretor,produtor,comediante,dublador brasileiro,humorista,escritor,apresentador,cantor,historiador e palhaço brasileiro,famoso por liderar a série televisiva Os Trapalhões,nas décadas de 1970 e 1980.É também conhecido como Didi Mocó,ou apenas Didi,seu principal personagem.Também é advogado,formado em direito,na Faculdade de Direito do Ceará em 1961. Antônio Sales: Um dos principais escritores cearenses, idealizador, fundador e líder da Padaria Espiritual. Muito admirado fora do Ceará foi cogitado para compor o primeiro corpo de sócios da Academia Brasileira de Letras. Também fez parte da Academia Cearense de Letras.

    ResponderExcluir
  39. Tom cavalcante :Iniciou sua carreira no Ceará como revisor de textos e locutor de rádio, depois, curiosamente, tendo apresentado o telejornal local da afiliada da Rede Globo, em meados da década de 1980, mantendo uma carreira paralela de humorista.
    Em 1989 começa a participar do Chico Anysio Show, programa de Chico Anysio na Rede Globo. Com o final deste, passa a participar de outro programa de Chico: a Escolinha do Professor Raimundo, exibida de 1990 a 1995, vivendo o João Canabrava, personagem criado por ele mesmo. Em 1996, Daniel Filho o convida para participar do Sai de Baixo, vivendo o porteiro Ribamar. Depois de desentendimentos com outros atores do elenco e roteiristas do programa, Tom se retira do elenco do Sai de Baixo em maio de 1999 (o programa só sairia do ar em março de 2002). Em 2000, ganha seu programa solo, o Megatom, exibido nas tardes de domingo. O programa sai do ar no mesmo ano.
    Tom Cavalcante passa a fazer parte do elenco do Zorra Total, sempre esperando retomar seu programa. Assediado pela Rede Record desde 1999, quando da sua saída do Sai de Baixo, em maio de 2004 Cavalcante aceita o convite da emissora e estréia o Show do Tom, programa diário exibido no horário da noite, uma mistura do que era o Megatom com programas de auditório como o de Gilberto Barros, mas desta vez com grande sucesso, através de quadros como a paródia do "reality show" O Aprendiz, denominada O Infeliz. Tom Cavalcante substituiu Xuxa por 1 dia durante sua licença maternidade no planeta Xuxa no qual apresentou seus vários personagens e imitações. Em 2007 ele apresentou o programa Louca Familia.
    Bruna rosa leandro da silva Equipe :Amarelo 9 ano A "

    ResponderExcluir
  40. (Tiririca) Francisco Everardo Oliveira Silva (Itapipoca, 1 de maio de 1965), conhecido pelo nome artístico de Tiririca, é um cantor, compositor, humorista, e político brasileiro. Filiado ao Partido da República, Tiririca foi eleito deputado federal por São Paulo, tendo sido o segundo deputado mais votado em toda a história do Brasil.
    Equipe : Reggae
    Ano: 8° Ano B
    Turno: Tarde

    ResponderExcluir
  41. Equipe do Reggae 9º ano B
    Patativa do Assaré - Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, nasceu na Serra de Santana, a 18 Km da cidade de Assaré, em 5 de março de 1909. Filho de Pedro Gonçalves da Silva e Maria Pereira da Silva, família pobre, perdeu o pai aos oito anos, passando a partir daí a trabalhar na roça para garantir o sustento da família.
    Logo que ingressou na escola, aos doze anos, passou a escrever poesia e produzir pequenos textos. Quando ganhou uma viola da mãe, aos dezesseis anos, ingressou na arte dos repentes, apresentando-se em saraus e pequenas festividades de sua cidade natal.

    O nome “Patativa” surgiu devido à semelhança entre seu canto e o do pássaro Patativa, ave nordestina que possui um canto mavioso e singular, quando o jovem poeta tinha apenas vinte anos. Com um nome artístico, passou a viajar pela região cantando seus repentes e apresentando-se várias vezes na rádio Araripe.

    Sua obra tem grande destaque na literatura cearense. Um dos seus poemas mais conhecidos, “A triste partida”, foi cantado por Luiz Gonzaga, rei do baião. O poema fala de uma família de retirantes que, sofrendo com a seca, parte para São Paulo em busca de dias melhores. Tão bem interpretada, que Patativa enaltece o talento do artista:

    “A letra e a melodia de “A triste partida” são minhas, mas nada se compara à gravação do rei do baião. A toada ficou muito mais penosa quando ele colocou aqueles refrães: “ai, ai, ai”, acompanhada daqueles: ”meu Deus, meu Deus”. Aquilo é muito belo, é muito mais penoso. (Feitosa, 2003:206).
    Chico Anysio- Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho (Maranguape, 12 de abril de 1931 — Rio de Janeiro, 23 de março de 2012) foi um humorista, ator, comentarista, compositor, diretor, escritor, pintor, radialista e roteirista brasileiro, notório por seus inúmeros quadros e programas humorísticos na Rede Globo, emissora onde trabalhou por mais de 40 anos.
    Ao dirigir e atuar ao lado de grandes nomes do humor brasileiro no rádio e na televisão, como Paulo Gracindo, Grande Otelo, Costinha, Walter D'Ávila, Jô Soares, Renato Corte Real, Agildo Ribeiro, Ivon Curi, José Vasconcellos e muitos outros, tornou-se um dos mais famosos, criativos e respeitados humoristas do Brasil.
    Renato Aragão- Antônio Renato Aragão (Sobral, 13 de janeiro de 1936) é um ator, diretor, produtor, comediante, dublador brasileiro, humorista, escritor, apresentador, cantor, idealizador, criador, historiador e palhaço brasileiro, famoso por liderar a série televisiva Os Trapalhões, nas décadas de 1970 e 1980. É também conhecido como Didi Mocó, ou apenas Didi, seu principal personagem. Também é advogado, formado em Direito, na Faculdade de Direito do Ceará em 1961.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Equipe Reggae .. tem que ganhar estamos nos esforçando muito!

      Excluir
  42. Rachel de Queiros(escritora)
    José de Alencar(escritor)
    Renato Aragão(humorista)
    Equipe:Vermelho, tarde

    ResponderExcluir
  43. kellyane vale equipe: vermelha: tarde 1c
    José de Alencar: Escritor
    Tom Cavalcante: Humorista
    Tasso Jereissati: Politico

    ResponderExcluir
  44. iury equipe vermelha:tarde 6 ano A
    Rachel de Queiros(escritora)
    José de Alencar(escritor)
    Renato Aragão(humorista)
    Equipe:Vermelho, tarde

    ResponderExcluir
  45. Ednardo iniciou a carreira musical em Fortaleza, Ceará, no início da década de 1970, juntamente com outros artistas conterrâneos, como Fagner, Belchior e Amelinha. Já no início da carreira, venceu o Festival Nordestino da Música Brasileira, momento a partir do qual passou a ter maior projeção na cena musical cearense. Atualmente possui projeção internacional, sendo suas músicas tocadas em vários países da América Latina, Europa e EUA. Lançou 14 álbuns musicais e fez várias parcerias, possuindo mais de 300 músicas compostas. Atua também no cinema e teatro, onde compõe inúmeras trilhas musicais.
    Ednardo teve importantíssimo papel no cenário musical cearense, com grande contribuição para a promoção da cultura, música e artistas do Ceará. Em 1979, em plena Ditadura Militar, foi protagonista do movimento Massafeira, que reuniu vários artistas cearenses, inclusive o poeta sertanejo Patativa do Assaré, no Teatro José de Alencar, onde foi gravado o disco homônimo. Dentre seus maiores sucessos constam: Terral, Ingazeiras, Lagoa de Aluá, Longarinas, Artigo 26, Pavão Mysteriozo, Enquanto Engoma a Calça, Flora, A Manga Rosa, Beiramar, Carneiro, etc. Suas músicas tem sido interpretadas por vários cantores da MPB, como Elba Ramalho, Fagner, Belchior, Ney Matogrosso, Vânia Abreu, Amelinha, Nonato Luiz, dentre muitos outros.Ednardo
    Ednardo iniciou a carreira musical em Fortaleza, Ceará, no início da década de 1970, juntamente com outros artistas conterrâneos, como Fagner, Belchior e Amelinha. Já no início da carreira, venceu o Festival Nordestino da Música Brasileira, momento a partir do qual passou a ter maior projeção na cena musical cearense. Atualmente possui projeção internacional, sendo suas músicas tocadas em vários países da América Latina, Europa e EUA. Lançou 14 álbuns musicais e fez várias parcerias, possuindo mais de 300 músicas compostas. Atua também no cinema e teatro, onde compõe inúmeras trilhas musicais.
    Ednardo teve importantíssimo papel no cenário musical cearense, com grande contribuição para a promoção da cultura, música e artistas do Ceará. Em 1979, em plena Ditadura Militar, foi protagonista do movimento Massafeira, que reuniu vários artistas cearenses, inclusive o poeta sertanejo Patativa do Assaré, no Teatro José de Alencar, onde foi gravado o disco homônimo. Dentre seus maiores sucessos constam: Terral, Ingazeiras, Lagoa de Aluá, Longarinas, Artigo 26, Pavão Mysteriozo, Enquanto Engoma a Calça, Flora, A Manga Rosa, Beiramar, Carneiro, etc. Suas músicas tem sido interpretadas por vários cantores da MPB, como Elba Ramalho, Fagner, Belchior, Ney Matogrosso, Vânia Abreu, Amelinha, Nonato Luiz, dentre muitos outros

    aluno : daniel 1ano noite

    ResponderExcluir
  46. Rosemberg Cariry
       Filósofo de formação, Rosemberg Cariry começou sua carreira cinematográfica em 1975 com documentários de curta metragem sobre artistas populares e manifestações artísticas do Ceará e do Nordeste. Depois, já na década de 1980, realizou os seus primeiros filmes documentários profissionais.
      Em 1986, realizou seu primeiro filme de longa metragem (documentário), A Irmandade da Santa Cruz do Deserto, episódio de resistência camponesa que ocorreu em 1936 e que terminou tragicamente com a intervenção armada do governo e com milhares de camponeses mortos. Essa história era um tabu e foi abordada pela primeira vez, com grande repercussão. O filme foi premiado nacionalmente e recebeu convite para participar de festivais em Portugal e Cuba. A partir de 1987, Rosemberg Cariry foi contratado pela televisão Verdes Mares para produzir programas culturais e realizar documentários sobre a história e as artes do Nordeste do Brasil.
    Em 1993, quando a produção de cinema no país havia entrado em completo colapso, ele filmou, ainda como cineasta independente, seu segundo longa-metragem (ficção) A Saga do Guerreiro Alumioso. Esse filme foi finalizado com apoio da Cinequanon de Lisboa e do Instituto Português de Arte Cinematográfica (IPACA). A ação se desenrola em uma cidade imaginária dos sertões. Ele mostra o confronto tradicional entre os camponeses e os grandes proprietários de terra, que será resolvido por um Dom Quixote sertanejo que se identifica com o mito de Lampião. O filme ganhou o prêmio de “Melhor Filme do Júri Popular”, o prêmio de “Melhor Ator” e de “Melhor Ator Coadjuvante”, no XXVI Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em 1993. A Saga do Guerreiro Alumioso marcou, de alguma forma, junto com três outros que foram produzidos na época, o movimento de resistência do cinema brasileiro. Esse filme foi selecionado para representar o Brasil no Festival dos Três Continentes de Nantes (França) e participou de muitos outros festivais internacionais: Portugal, Itália, Colômbia, Cuba, Canadá, Estados Unidos da América, Uruguai, Bélgica, etc.
    Em 1995, Rosemberg Cariry obteve o Prêmio da Retomada do Cinema Brasileiro, em concurso realizado pelo Ministério da Cultura e pôde começar a produção do seu terceiro filme de longa metragem, ficção, que se chamou Corisco e Dadá. O filme, baseado na história verídica de um casal de cangaceiros célebres nos anos 40, mostra em toda a sua dimensão trágica, a luta do homem pela sobrevivência nos sertões secos e miseráveis do Nordeste. Corisco e Dadá, um dos filmes do chamado “ Renascimento do Cinema Brasileiro ”, foi bem recebido pela crítica, teve lançamento comercial em muitas cidades brasileiras e obteve inúmeros prêmios no Brasil e no exterior, notadamente o Prêmio do Grande Coral ( 3º prêmio) em Havana (Cuba) e o Prêmio Cittá del Vasto (Adventure Film Festival), na Itália. Entre os muitos festivais internacionais de que participou, destacam-se :Toronto, Trieste, Toulouse

    ResponderExcluir
  47. Ana Miranda
    Nasceu em Fortaleza, Ceará e cresceu am Brasília, a partir de 1969 radicou-se no Rio de Janeiro e em 1999 muda-se para São Paulo. Enquanto este casada com o cineasta Arduíno Colasanti, trabalhou em muitos filmes do cinema novo brasileiro.1
    Estreou como escritora, com as poesias Anjos e demônios' 1978 e Celebrações do outono, 1983, que passaram despercebidos pela crítica.1
    Em 1989 lança O boca do inferno, na linha do resgate ou reinvenção da hitórias e que tem como tema a cidade da Bahia do século XVII. Foi traduzido em vários países como França, Inglaterra, Alemanha etc. Este livro lhe rendeu o Prêmio Jabuti, revelação de 1990.1 2
    Em 1991 publica O retrato do rei', situado no ciclo do ouro em Minas Gerais. Em 1993, publica Sem pecado, desta vez no mundo contemporâneo. Em 1995, A última quimera, que tem o poeta Augusto dos Anjos como tema central. Em 1996, Desmundo, trata da história de órfãs que vinham de Portugal para o Brasil para casarem-se com os colonos. No mesmo ano publica Clarisse, com Clarisse Lispector como personagem. No ano seguinte Amrik revive a saga dos imigrantes árabes recém chegados em Sâo Paulo no final do século XIX. Em 1998, publica Que seja em segredo, antologia de poesias. Em 1999, estreia como contista no livro Noturnos. EM 2002, reúne em Cadernos de sonhos, anotações de seu diário de juventude.1

    ResponderExcluir
  48. EQUIPE CINZA(TARDE)

    Tom Cavalcante:
    Iniciou sua carreira no Ceará como revisor de textos e locutor de rádio, tendo apresentado um telejornal local da TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, em meados da década de 1980, mantendo uma carreira paralela de humorista.
    Seguiu carreira na televisão como humorista, e é um dos humorista mais consagrado do Brasil.
    Patativa do Assaré: (Assaré, 5 de março de 1909 — Assaré, 8 de julho de 2002) foi um poeta popular, compositor, cantor e improvisador brasileiro. Seus versos e cordéis conquistaram o Brasil.
    José de Alencar:
    Foi um jornalista, político, advogado, orador, crítico, cronista, polemista, romancista e dramaturgo brasileiro.
    Nasceu em Messejana, que à época de seu nascimento gozada do status de município, tendo perdido tal categoria em 1921 integrando como um bairro à cidade de Fortaleza. A família transferiu-se para a capital do Império do Brasil, Rio de Janeiro, e José de Alencar, então com onze anos, foi matriculado no Colégio de Instrução Elementar. Em 1844, matriculou-se nos cursos preparatórios à Faculdade de Direito de São Paulo, começando o curso de Direito em 1846. Fundou, na época, a revista Ensaios Literários, onde publicou o artigo questões de estilo. Formou-se em direito, em 1850, e, em 1854, estreou como folhetinista no Correio Mercantil. Em 1856 publica o primeiro romance, Cinco Minutos, seguido de A Viuvinha em 1857. Mas é com O Guarani em (1857) que alcançará notoriedade. Estes romances foram publicados todos em jornais e só depois em livros.

    ResponderExcluir
  49. Belchior: Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, conhecido simplesmente como Belchior, é um cantor e compositor brasileiro. Foi um dos primeiros cantores de MPB do nordeste brasileiro a fazer sucesso nacional, em meados da década de 1970. Nascimento: 26 de outubro de 1946 (67 anos), Ceará.
    ALUNO: GABRIEL CASTELO SÉRIE: 1° ANO A MANHÃ
    EQUIPE:AZUL CLARO

    ResponderExcluir
  50. Sílvia Salgado (Fortaleza, 3 de maio de 1954) é uma atriz brasileira.
    Iniciou sua carreira na década de 1970, sendo revelada no concurso de novos talentos do programa Moacyr TV , apresentado por Moacyr Franco na Rede Globo.

    Joaquim dos Santos Rodrigues, mais conhecido como "Seu Lunga" (Caririaçu, Ceará , 18 de agosto de 1927)1 é um poeta brasileiro, vendedor de sucata residente em Juazeiro do Norte, ao qual são atribuidas diversas piadas sobre seu temperamento, criando um personagem do folclore nordestino. Seu Lunga é conhecido pela falta de paciência nas respostas; diversos contos2 , de autenticidade não comprovada sobre seu mau humor circulam na Internet...

    Antônio Renato Aragão (Sobral, 13 de janeiro de 1936) é um ator, diretor, produtor, comediante, dublador brasileiro, humorista, escritor, apresentador, cantor, idealizador, criador, historiador e palhaço brasileiro, famoso por liderar a série televisiva Os Trapalhões, nas décadas de 1970 e 1980. É também conhecido como Didi Mocó, ou apenas Didi, seu principal personagem. Também é advogado, formado em Direito, na Faculdade de Direito do Ceará em 1961.

    Rafael Adriano - Equipe Roxa ( Tarde ) !
    Rumo a Vitoria !

    ResponderExcluir
  51. Antônio Gonçalves da Silva mas conhecido como Patativa do Assaré:foi um poeta popular, compositor, cantor e improvisador brasileiro,Uma das principais figuras da música nordestina do século XX. José Martiniano de Alencar: foi um jornalista, político, advogado, orador, crítico, cronista, polemista, romancista e dramaturgo brasileiro.Em 1856 publica o primeiro romance, Cinco Minutos, seguido de A Viuvinha em 1857. Mas é com O Guarani em (1857) que alcançará notoriedade. Estes romances foram publicados todos em jornais e só depois em livros. José de Alencar foi mais longe nos romances que completam a trilogia indigenista: Iracema (1865) e Ubirajara (1874). O primeiro, epopeia sobre a origem do Ceará, tem como personagem principal a índia Iracema, a "virgem dos lábios de mel" e "cabelos tão escuros como a asa da graúna". Francisco "Chico" Anysio de Oliveira Paula Filho: (Maranguape, 12 de abril de 1931 — Rio de Janeiro, 23 de março de 2012) foi um humorista, ator, comentarista, compositor, diretor, escritor, pintor, radialista e roteirista brasileiro, notório por seus inúmeros quadros e programas humorísticos na Rede Globo, emissora onde trabalhou por mais de 40 anos.Chico Anysio foi um dos responsáveis pela intermediação referente ao exílio de Caetano Veloso em Londres. Quando completou dois anos de exílio, Chico enviou uma carta para Veloso, para que este retornasse ao Brasil. Caetano e Gilberto Gil haviam sido presos em São Paulo, duas semanas depois da decretação do AI-5, o ato que dava poderes absolutos ao regime militar. Trazidos ao Rio de carro, os dois passaram por três quartéis, até viajarem para Salvador, onde passaram seis meses sob regime de prisão domiciliar. Em seguida, em meados de 1969, receberam autorização para sair do Brasil, com destino a Londres, onde só retornariam no início de 1972.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adísia de Sá: Para resumir a brilhante carreira de Adisia Sá, e grande parte de sua vida só há uma palavra: Jornalismo.

      * Deusmar Queirós: O presidente da maior rede de farmácias do País, e uma das maiores empresas brasileiras, nasceu em Amontada, no interior do Ceará.

      * Ivens Dias Branco: O mega empresário Cearense nasceu em Cdro, no dia 3 de agosto de 1934. Tem especialização industrial em processo de produção de biscoitos e massas alimentícias...é um dos donos da M. Dias Branco S.A industria e comercio.

      Excluir
  52. Antônio bezerra

    Antônio Bezerra de Menezes nasceu em Quexeramobim (CE) em 21 de fevereiro de 1841, filho do líder católico Manoel Soares da Silva Bezerra de Menezes e Maria Teresa de Albuquerque Bezerra. Como jornalista, defendeu fervorosamente a causa abolicionista, fazendo parte inclusive da Sociedade Cearense Libertadora (da qual também participavam Justiniano de Serpa, Cruz Saldanha, José Cordeiro, Dragão do Mar, Papi Júnior, dentre outros). Compôs versos com Justiniano de Serpa e Antônio Martins. Como cronista e historiador rigoroso deixou importantes registros históricos da Fortaleza do final do século XIX, foi um dos fundadores do Instituto do Ceará (1887) e da Academia Cearense de Letras, em 1894 (Patrono da Cadeira n.º 5), tendo sido membro da Padaria Espiritual, em 1892 e do Centro Literário, em 1894. Faleceu em 28 de agosto de 1921.

    Antônio Conselheiro

    Antônio Vicente Mendes Maciel - Nasceu em Quixeramobim (CE) no ano de 1828. Viveu em uma sociedade injusta, marcada pela exclusão, violência e miséria. Em virtude da morte de seu pai, em 1855 (devido a disputa de terras), não pôde continuar os estudos e tornar-se padre. Casado, fracassou em vários empregos: professor primário, caixeiro e rábula. Foi abandonado pela mulher em 1957, que o trocou por um soldado de polícia. Arruinado e sem dinheiro, mudou-se para Bahia. Tinha o sonho de viver em uma comunidade sem exploração, tendo como sustentáculo, a Fé e o trabalho, onde as pessoas fossem felizes e vivessem em paz. Tornando-se um beato e iniciou sua pregação, formando uma legião de seguidores sertanejos. Em 1893, Conselheiro e seus seguidores fixaram-se numa fazenda abandonada (às margens do rio Vasa-barris), que Conselheiro batizou como "Arraial de Belo-Monte", mais conhecida como Canudos, formando uma comunidade alternativa, igualitária. Logo a comunidade atingiu dimensões extraordinárias, atingindo 30 mil pessoas e assustou as elites nordestinas, que perdiam sua mão-de-obra servil. Canudos passou a ser difamada e descriminada, culminando com a sua destruição em 1897. Conselheiro foi morto e a maioria dos canudenses foram degolados. Esta é a única foto de Antônio Conselheiro que chegou aos nossos dias. O episódio de Canudos inspirou o jornalista Euclides da Cunha (correspondente do jornal "O Estado de São Paulo") a escrever a obra "Os sertões" e muitas outras obras como pinturas de Descartes Gadelha e o filme" Canudos".

    Emiliano Queiroz

    nasceu em Aracati, em 1º de janeiro de 1933. Começou atuando em peças colegiais, com apenas 4 anos, quando estudou em Russas. Mudou-se para Fortaleza durante a adolescência, onde fundou, aos 15 anos, o grupo TAF (Teatro de Arte de Fortaleza). Nos anos 1950, atuou em Rádio-novelas de Fortaleza. Foi estudar teatro em São Paulo e no início dos anos 60 voltou para Fortaleza para atuar na recém criada TVCE (TV Ceará). Participou da primeira novela cearense (Poeira Vermelha). Volta a São Paulo para atuar na TV Cultura e na então TV Paulista (novela "Eu amo esse homem"). Nessa mesma época, foi selecionado por Mazzaropi para fazer o filma "O Lamparina" (1964), seu primeiro longa-metragem. Construiu maior parte de sua carreira televisiva na Rede Globo (que comprou a TV Paulista), onde ajudou a lançar Janete Clair como escritora de novelas. Atualmente, tem uma histórico de 35 filmes e 70 novelas, sem nunca ter deixado de atuar no teatro.

    ResponderExcluir
  53. Franks Bruno 1 Ano A Nº :13
    Fagner:Cantor
    Belchior:Cantor
    Chico Anysio:Humorista
    Essas personalidades tiveram exito nas carreiras que exerceram,sao conhecidos nacionalmente e ate internacionalmente!

    ResponderExcluir
  54. Nome:Marlon Agostinho
    Turma:1 ano tarde
    Equipe:Azul Claro

    Tiririca: Humorista,ele e dos maiores humorista do Brasil ,e um grande deputad.No dia 3 de outubro de 2010, Tiririca tornou-se o Deputado Federal mais votado do Brasil, eleito pelo estado de São Paulo com 1.348.295 (6,35%) votos.4 Especialistas afirmaram que tal fenômeno pode ser explicado por voto de protesto.5

    Chico Anysio: Humorista, (Maranguape, 12 de abril de 1931 — Rio de Janeiro, 23 de março de 2012) foi um humorista, ator, comentarista, compositor, diretor, escritor, pintor, radialista e roteirista brasileiro, notório por seus inúmeros quadros e programas humorísticos na Rede Globo, emissora onde trabalhou por mais de 40 anos.

    Ao dirigir e atuar ao lado de grandes nomes do humor brasileiro no rádio e na televisão, como Paulo Gracindo, Grande Otelo, Costinha, Walter D'Ávila, Jô Soares, Renato Corte Real, Agildo Ribeiro, Ivon Curi, José Vasconcellos e muitos outros, tornou-se um dos mais famosos, criativos e respeitados humoristas do Brasil.1 2 3 4

    Fagner: Cantor,Em 1971 gravou seu primeiro compacto simples em parceria com outro cearense, Wilson Cirino. Foi lançado pela gravadora RGE, e não fez grande sucesso. O Objetivo da gravadora era bater o sucesso de cantores como Antônio Carlos e Jocafi. Ainda em 71 foi para o Rio de Janeiro, onde Elis Regina gravou "Mucuripe", que se tornou o primeiro sucesso de Fagner como compositor e também como cantor, pois gravou a mesma música em um compacto da série Disco de Bolso, do Pasquim, que tinha, do outro lado, Caetano Veloso interpretando "A Volta da Asa Branca". O primeiro LP, Manera Fru Fru, Manera, veio em 1973 pela gravadora Philips, incluindo "Canteiros", um de seus maiores sucessos, música sobre poesia de Cecília Meireles. O disco teve participação de Bruce Henri – contra-baixista


    ResponderExcluir
  55. Antônio Rodrigues Ferreira (Boticário Ferreira):

    Antônio Rodrigues Ferreira nasceu do Rio de Janeiro, em 1799. Ainda jovem, veio para Fartaleza, trabalhando como caixeiro para o comerciante Antônio Caetano. Foi vereador, prefeito e presidiu da Câmara Estadual do Ceará de 3 de março de 1843 até 29 de abril de 1859, quando faleceu. Como presidente, era o executor das decisões do Colegiado e suas ações são notórias na história da cidade de Fortaleza. Empenhou-se na construção da Santa Casa, foi o responsável pela construção da Praça do Ferreira e resguardou tenazmente, ao lado de Silva Paulet, a regular expansão urbana de Fortaleza.

    Antônio Bezerra:

    Antônio Bezerra de Menezes nasceu em Quexeramobim (CE) em 21 de fevereiro de 1841, filho do líder católico Manoel Soares da Silva Bezerra de Menezes e Maria Teresa de Albuquerque Bezerra. Como jornalista, defendeu fervorosamente a causa abolicionista, fazendo parte inclusive da Sociedade Cearense Libertadora (da qual também participavam Justiniano de Serpa, Cruz Saldanha, José Cordeiro, Dragão do Mar, Papi Júnior, dentre outros). Compôs versos com Justiniano de Serpa e Antônio Martins. Como cronista e historiador rigoroso deixou importantes registros históricos da Fortaleza do final do século XIX, foi um dos fundadores do Instituto do Ceará (1887) e da Academia Cearense de Letras, em 1894 (Patrono da Cadeira n.º 5), tendo sido membro da Padaria Espiritual, em 1892 e do Centro Literário, em 1894. Faleceu em 28 de agosto de 1921.

    Dragão do Mar:

    Francisco José do Nascimento - Jangadeiro, popularmente conhecido como Chico da Matilde, nasceu em 15 de abril de 1839 em Canoa Quebrada, Aracati (CE). Símbolo nacional da luta contra a escravidão, virou "Dragão do Mar" devido à sua coragem e ousadia de recusar-se a transportar escravos em sua jangada. Sob influência dos abolicionistas, junto com José Luís Napoleão comandou a greve dos jangadeiros contra a escravidão nos dias 27, 30 e 31 de janeiro de 1881, no porto do Mucuripe. Em 1884, quando oficialmente foi abolida a escravidão no Ceará (4 anos antes que no resto do Brasil), Dragão do Mar foi levado até a capital do País, onde foi alvo de várias homenagens. Desfilou pelas ruas e Foi até a corte com sua jangada, onde foi recebido com uma chuva de flores pelos abolicionistas. Entregou sua jangada ao Museu Nacional, como marco do abolicionismo dos jangadeiros cearenses. Faleceu em 6 de março de 1914.

    ALUNO: GABRIEL CASTELO
    SÉRIE: 1° ANO A MANHÃ
    EQUIPE: AZUL CLARO

    ResponderExcluir
  56. ANA CAROLINE NASCIMENTO 1A EQUIPE AMARELA N2
    Francisco José do Nascimento - Jangadeiro, popularmente conhecido como Chico da Matilde, nasceu em 15 de abril de 1839 em Canoa Quebrada, Aracati (CE). Símbolo nacional da luta contra a escravidão, virou "Dragão do Mar" devido à sua coragem e ousadia de recusar-se a transportar escravos em sua jangada. Sob influência dos abolicionistas, junto com José Luís Napoleão comandou a greve dos jangadeiros contra a escravidão nos dias 27, 30 e 31 de janeiro de 1881, no porto do Mucuripe. Em 1884, quando oficialmente foi abolida a escravidão no Ceará (4 anos antes que no resto do Brasil), Dragão do Mar foi levado até a capital do País, onde foi alvo de várias homenagens. Desfilou pelas ruas e Foi até a corte com sua jangada, onde foi recebido com uma chuva de flores pelos abolicionistas. Entregou sua jangada ao Museu Nacional, como marco do abolicionismo dos jangadeiros cearenses. Faleceu em 6 de março de 1914.
    Fagner: Cantor,Em 1971 gravou seu primeiro compacto simples em parceria com outro cearense, Wilson Cirino. Foi lançado pela gravadora RGE, e não fez grande sucesso. O Objetivo da gravadora era bater o sucesso de cantores como Antônio Carlos e Jocafi. Ainda em 71 foi para o Rio de Janeiro, onde Elis Regina gravou "Mucuripe", que se tornou o primeiro sucesso de Fagner como compositor e também como cantor, pois gravou a mesma música em um compacto da série Disco de Bolso, do Pasquim, que tinha, do outro lado, Caetano Veloso interpretando "A Volta da Asa Branca". O primeiro LP, Manera Fru Fru, Manera, veio em 1973 pela gravadora Philips, incluindo "Canteiros", um de seus maiores sucessos, música sobre poesia de Cecília Meireles. O disco teve participação de Bruce Henri – contra-baixista

    Emiliano Queiroz

    nasceu em Aracati, em 1º de janeiro de 1933. Começou atuando em peças colegiais, com apenas 4 anos, quando estudou em Russas. Mudou-se para Fortaleza durante a adolescência, onde fundou, aos 15 anos, o grupo TAF (Teatro de Arte de Fortaleza). Nos anos 1950, atuou em Rádio-novelas de Fortaleza. Foi estudar teatro em São Paulo e no início dos anos 60 voltou para Fortaleza para atuar na recém criada TVCE (TV Ceará). Participou da primeira novela cearense (Poeira Vermelha). Volta a São Paulo para atuar na TV Cultura e na então TV Paulista (novela "Eu amo esse homem"). Nessa mesma época, foi selecionado por Mazzaropi para fazer o filma "O Lamparina" (1964), seu primeiro longa-metragem. Construiu maior parte de sua carreira televisiva na Rede Globo (que comprou a TV Paulista), onde ajudou a lançar Janete Clair como escritora de novelas. Atualmente, tem uma histórico de 35 filmes e 70 novelas, sem nunca ter deixado de atuar no teatro.

    ResponderExcluir
  57. fabiana de almeida equipe amarela 1a n10

    Antônio Vicente Mendes Maciel - Nasceu em Quixeramobim (CE) no ano de 1828. Viveu em uma sociedade injusta, marcada pela exclusão, violência e miséria. Em virtude da morte de seu pai, em 1855 (devido a disputa de terras), não pôde continuar os estudos e tornar-se padre. Casado, fracassou em vários empregos: professor primário, caixeiro e rábula.
    Antônio Rodrigues Ferreira nasceu do Rio de Janeiro, em 1799. Ainda jovem, veio para Fartaleza, trabalhando como caixeiro para o comerciante Antônio Caetano. Foi vereador, prefeito e presidiu da Câmara Estadual do Ceará de 3 de março de 1843 até 29 de abril de 1859, quando faleceu. Como presidente, era o executor das decisões do Colegiado e suas ações são notórias na história da cidade de Fortaleza. Empenhou-se na construção da Santa Casa, foi o responsável pela construção da Praça do Ferreira e resguardou tenazmente, ao lado de Silva Paulet, a regular expansão urbana de Fortaleza.
    Francisco José do Nascimento - Jangadeiro, popularmente conhecido como Chico da Matilde, nasceu em 15 de abril de 1839 em Canoa Quebrada, Aracati (CE). Símbolo nacional da luta contra a escravidão, virou "Dragão do Mar" devido à sua coragem e ousadia de recusar-se a transportar escravos em sua jangada. Sob influência dos abolicionistas, junto com José Luís Napoleão comandou a greve dos jangadeiros contra a escravidão nos dias 27, 30 e 31 de janeiro de 1881, no porto do Mucuripe. Em 1884, quando oficialmente foi abolida a escravidão no Ceará (4 anos antes que no resto do Brasil), Dragão do Mar foi levado até a capital do País, onde foi alvo de várias homenagens.

    ResponderExcluir
  58. Valdecira/ equipe preta/ 1 ano D noite (n 44)

    Capistrano de Abreu(importante historiador) Nasceu na cidade de Maranguape, em 23 de outubro de 1853. Fez seus primeiros estudos em rápidas passagens por várias escolas. Em 1869, viajou para Recife, onde cursou humanidades, retornando ao Ceará dois anos depois. Em Fortaleza, foi um dos fundadores da Academia Francesa, órgão de cultura e debates, progressista e anticlerical, que durou de 1872 a 1875.

    Fausto Nilo(arquiteto e compositor) Nascido em Quixeramobim, 5 de abril de 1944. É um compositor, arquiteto e poeta brasileiro.
    Deixou a cidade natal aos onze anos de idade e foi para a capital, Fortaleza, onde viria a se formar em Arquitetura, na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Ceará. Junto com Antonio Carlos Aires Medina. Em 1971 mudou-se para Brasília e depois São Paulo e Rio de Janeiro. Gravou o primeiro grande sucesso, Fim do mundo, em 1972. É considerado até hoje, ao lado de Vinícius de Moraes, Chico Buarque e Noel Rosa, um dos compositores com maior número de composições, cerca de 400 sucessos.

    Expedito Parente (criador do Biodiesel) Graduou-se na Escola Nacional de Química da então Universidade do Brasil (atualmente Universidade Federal do Rio de Janeiro), no ano de 1965, obtendo o mestrado em Ciências da Engenharia Química no ano seguinte, também na UFRJ. Concluiu ainda cursos de especialização em tecnologia de óleos vegetais e em engenharia de óleos vegetais, no Instituto de Óleos do Ministério da Agricultura, e em Tecnologia de Couros, na École Française de Tannerie, em Lyon, na França.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Carolina
      Equipe:Amarela Manha

      José de Alencar (1829-1877) foi romancista, dramaturgo, jornalista, advogado e político brasileiro. Foi um dos maiores representantes da corrente literária indianista.Destacou-se muito com a publicação do romance " O Guarani " em forma de folhetim.
      José de Alencar criou uma literatura nacionalista onde se evidencia uma maneira de sentir e pensar tipicamente brasileiras. Suas obras são especialmente bem sucedidas quando o autor transporta a tradição indígena para a ficção. Tão grande foi a preocupação de José de Alencar em retratar sua terra e seu povo que muitas das páginas de seus romances relatam mitos, lendas, tradições, festas religiosas, usos e costumes observados pessoalmente por ele, com o intuito de, cada vez mais, abrasileirar seus textos.

      Patativa do Assaré (1909-2002) Foi um dos mais importantes representantes da cultura popular nordestina.
      Dedicou sua vida a produção de cultura popular (voltada para o povo marginalizado e oprimido do sertão nordestino). Com uma linguagem simples, porém poética, destacou-se como compositor, improvisador e poeta. Produziu também literatura de cordel, porém nunca se considerou um cordelista.
      Sua vida na infância foi marcada por momentos difíceis. Nasceu numa família de agricultores pobres e perdeu a visão de um olho. O pai morreu quando tinha oito anos de idade. A partir deste momento começou a trabalhar na roça para ajudar no sustento da família.
      Foi estudar numa escola local com doze anos de idade, porém ficou poucos meses nos bancos escolares. Nesta época, começou a escrever seus próprios versos e pequenos textos. Ganhou da mãe uma pequena viola aos dezesseis anos de idade. Muito feliz, passou a escrever e cantar repentes e se apresentar em pequenas festas da cidade.

      Excluir
  59. Raimundo Fagner Cândido Lopes, mais conhecido como Fagner, (nasceu na capital cearense, embora tenha sido registrado no município de Orós, 13 de Outubro de 1949) é um cantor, compositor, instrumentista, ator e produtor brasileiro.
    Rachel de Queiroz(1910-2003) foi escritora brasileira. A primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de letras, eleita para a cademia nº 5, em 1977. Foi também jornalista, romancista, cronista, tradutora e teatróloga. Nasceu, em Fortaleza, capital do Ceará, em 17 de novembro de 1910.
    Francisco Everardo Oliveira Silva (Tiririca): cantor, compositor, humorista, e político brasileiro. Filiado ao Partido da República, Tiririca foi eleito deputado federal por São Paulo, tendo sido o segundo deputado mais votado em toda a história do Brasil.
    Alisson Rodrigues 9Ano B Equipe: Cinza

    ResponderExcluir
  60. CINTIA LIMA 8°B (EQUIPE CINZA)
    Antônio Bezerra:

    Antônio Bezerra de Menezes nasceu em Quexeramobim (CE) em 21 de fevereiro de 1841, filho do líder católico Manoel Soares da Silva Bezerra de Menezes e Maria Teresa de Albuquerque Bezerra. Como jornalista, defendeu fervorosamente a causa abolicionista, fazendo parte inclusive da Sociedade Cearense Libertadora (da qual também participavam Justiniano de Serpa, Cruz Saldanha, José Cordeiro, Dragão do Mar, Papi Júnior, dentre outros). Compôs versos com Justiniano de Serpa e Antônio Martins. Como cronista e historiador rigoroso deixou importantes registros históricos da Fortaleza do final do século XIX, foi um dos fundadores do Instituto do Ceará (1887) e da Academia Cearense de Letras, em 1894 (Patrono da Cadeira n.º 5), tendo sido membro da Padaria Espiritual, em 1892 e do Centro Literário, em 1894. Faleceu em 28 de agosto de 1921.
    José Wilker de Almeida é um ator, diretor, narrador, apresentador e crítico de cinema brasileiro(nasceu no Juazeiro do Norte-CE)
    Francisco Chico Anysio de Oliveira Paula Filho, Maranguape, 12 de abril de 1931 — Rio de Janeiro, 23 de março de 2012, foi um humorista, ator, comentarista, compositor, diretor, escritor, pintor, radialista e roteirista brasileiro, notório por seus inúmeros quadros e programas humorísticos na Rede Globo, emissora onde trabalhou por mais de 40 anos.

    ResponderExcluir
  61. francisco helio eja 429 de nov. de 2013, 15:00:00

    fagner cantor,tiririca umorista, patativa do assare foi um dois mais importantes representantes da cultura popular mordertino. francisco helio.

    ResponderExcluir
  62. Iniciou a carreira na década de 1970 ao lado de outros cantores cearenses como Wagner, Belchior e Ednaldo, o grupo ficou conhecido no meio artístico como o pessoal do Ceará. Partiu de sua terra natal, no ano de 1970, para cursar Comunicação na cidade de São Paulo. Cantando inicialmente como amadora, Amelinha participou de shows do cantor e compositor cearense Wagner, de quem é amiga.

    A partir do ano de 1974, inicia sua carreira profissional na música, se apresentando em programas televisivos. Em 1975, viaja para Punta del Este, no Uruguai, na companhia de Vinícius de Morais e Toquinho.

    Dois anos depois, Amelinha lança o disco "Flor da Paisagem", sob produção de Fagner, e foi apontada como cantora revelação da BPM. Em 1979, ganha o disco de ouro com o lançamento do LP "Frevo Mulher". Mas foi em 1980 que Amelinha foi consagrada como grande intérprete da música popular brasileira, com a canção "Foi Deus que fez você", composta por Luiz Ramalho, no festival BPM 80, da Rede Globo. A canção foi classificada em 2º lugar, e vendeu mais de um milhão de discos compactos, alcançando o 1º lugar nas paradas das rádios FM e AM.

    Em 1980 ganhou o 2° prêmio do Festival da Rede Globo (MPB-80) com a música "Foi Deus que fez você". Consagrou-se em 1982 cantando o tema "Mulher Nova, Bonita e Carinhosa Faz o Homem Gemer sem Sentir Dor". Nessa época já possuía diversas gravações e alguns discos produzidos por Zé Ramalho.

    Em 1982, interpreta a canção tema da minissérie "Lampião e Maria Bonita", exibida na Rede Globo, intitulada "Mulher nova, bonita e carinhosa, faz o homem gemer sem sentir dor", e o disco homônimo ficou entre os 50 mais vendidos do ano de 1982. "Romance da lua, lua", lançado em 1983, é uma tradução de um poema de Garcia Lorca em Romanceiro Cigano (no original em espanhol, Romancero Gitano).

    Em 2011, lançou seu mais recente trabalho, "Janelas do Brasil", com canções de Belchior, Zeca Baleiro, Einardo, Wagner, Geraldo Espíndola, Alceu Valença e uma das mais recentes revelações da BPM, Marcelo Feneci

    Em 2012 Amelinha gravou seu primeiro DVD, também intitulado "Janelas do Brasil", contando com as participações dos cantores e compositores Wagner, Zeca Baleiro e Toquinho.

    Foi casada com o cantor e compositor Zé Ramalho........ jose Elias rodrigues do nascimento EJA IV

    ResponderExcluir
  63. nome :Luiz Fernando Amorim
    equipe :AZUL CLARO
    Serie :1°A

    Chico anisio: Chico Anysio foi um dos responsáveis pela intermediação referente ao exílio de Caetano Veloso em Londres. Quando completou dois anos de exílio, Chico enviou uma carta para Veloso, para que este retornasse ao Brasil. Caetano e Gilberto Gil haviam sido presos em São Paulo, duas semanas depois da decretação do AI-5, o ato que dava poderes absolutos ao regime militar. Trazidos ao Rio de carro, os dois passaram por três quartéis, até viajarem para Salvador, onde passaram seis meses sob regime de prisão domiciliar. Em seguida, em meados de 1969, receberam autorização para sair do Brasil, com destino a Londres, onde só retornariam no início de 1972.7

    renato aragao :Nascido no interior do Ceará, advogado e filho do escritor sobralense Paulo Ximenes Aragão e Dinorá Lins. Em 1955, tornou-se oficial do Exército (segundo-tenente de infantaria), formado pelo CPOR. Ainda estudante de Direito, em 05/09/1958, enquanto voltava de Recife para Fortaleza, Renato era um dos passageiros a bordo do avião Curtiss C-46 Commando, prefixo PP-LDX, do Lóide Aéreo Nacional, que caiu na região do Serrotão, próximo ao Aeroporto Presidente João Suassuna, em Campina Grande (PB). Ele e um amigo sobreviveram ajudando outros sobreviventes até a chegada dos socorristas, que abriram caminho na mata com facões para chegar ao local da queda. Renato e o amigo andaram até uma cidade próxima onde souberam que haviam sido dados como mortos, pelo rádio. A muito custo conseguiram voltar para Fortaleza. Anos depois, formou-se em Direito, na Faculdade de Direito do Ceará em 1961. Aos 24 anos, inscreveu-se num concurso da TV Ceará para trabalhar como "realizador" - uma espécie de diretor, redator e produtor de programas. Ele venceu, demonstrando seu talento e em pouco tempo já trabalhava como ato

    tiririca : Aos oito anos, começou a trabalhar em circo na cidade natal Itapipoca, onde atuava como palhaço e a alcunha de Tiririca o acompanha desde a infância, devido à personalidade muito forte de que gozava. O apelido foi dado pela mãe, quando o filho era mal-humorado e zangado. Frase mais famosa: "Ora menino, só sendo mesmo menino, menino!". Nesta época, as apresentações de Tiririca em barracas — espécies de pequenos circos, muito comuns no Nordeste, Tiririca, viveu por muito tempo em Cascavel, Pindoretama, Aquiraz e adjacentes litoral leste, no Ceará, onde tinha seus pequenos circos que animavam a cidade, valendo destacar um grande número: "Não Percam o Homem Que Vira Peixe", na hora do espetáculo Tiririca pegava um peixe morto enfiava-lhe um espeto e saia girando. E despertando gargalhadas. Com o talento passou a mostrar sua habilidade em Fortaleza e região metropolitana, onde seu sucesso e fama se tornaram cada vez mais constantes.

    ResponderExcluir
  64. A cultura do Ceará é diversificada e com muitas características marcantes. O governo estadual criou a Secretaria da Cultura do Ceará, a primeira do Brasil, em 1966. A instituição organiza e fomenta a cultura cearense e auxilia outras instituições particulares na manutenção das tradições da população do estado. Vinculado a ela estão: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, Museu Sacro São José de Ribamar, Museu do Ceará, Museu da Imagem e do Som do Ceará e Theatro José de Alencar São algumas das principais instituições governamentais de fomento da cultura cearense.
    Outras instituições culturais importantes são: Academia Cearense de Letras, Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, Instituto do Ceará, Instituto Cultural do Cariri, Museu dos Inhamuns, Academia Sobralense de Estudos e Letras, EDISCA dentre outras.
    Atuando em conjunto com o governo, outras instituições ou sozinho, várias pessoas, do estado ou de fora, fazem ou fizeram a cultura do Ceará notadamente: José de Alencar, Antônio Bandeira, Lino Villaventura, Chico da Silva, Raimundo Cela, Rachel de Queirós, Chico Anysio, Renato Aragão, Jean-Pierre Chabloz, Emília Barreto Correia Lima, Humberto Teixeira, Alberto Nepomuceno, Patativa do Assaré dentre outros.

    ResponderExcluir
  65. Tales França , 1° c tarde Equipe do REGGAE.

    Tom Cavalcante: Humorista- atua dirigindo programa de televisão e fazendo participações humoristicas também.

    Falcão: Cantor e Humorista- atua fazendo shows de humor e musicais também conhecido nacionalmente por seus personagens.

    Rachel de Queiroz - Primeira brasileira a ingressar na Academia Brasileira de Letras e primeira mulher a ganhar a Prêmio Camões de Literatura.

    ResponderExcluir
  66. Sarah Luana Nº 26
    3° A Equipe: Laranja
    Rodolfo Marcos Teófilo: (Salvador, 6 de maio de 1853 " Fortaleza, 2 de julho de 1932) Foi o tão famoso inventor da cajuína, inventou não só a fórmula mais também o nome da marca.
    foi um escritor brasileiro de estética literária regional naturalista, além de poeta, documentarista, contista e articulista.

    Antônio Renato Aragão (Sobral, 13 de janeiro de 1936) é um ator, diretor, produtor, comediante, dublador brasileiro, humorista, escritor, apresentador, cantor, idealizador, criador, historiador e palhaço brasileiro, famoso por liderar a série televisiva Os Trapalhões, nas décadas de 1970 e 1980. É também conhecido como Didi Mocó, ou apenas Didi, seu principal personagem. Também é advogado, formado em Direito, na Faculdade de Direito do Ceará em 1961.

    Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré (Assaré, 5 de março de 1909 — Assaré, 8 de julho de 2002), foi um poeta popular, compositor, cantor e improvisador brasileiro.

    ResponderExcluir
  67. Sérvulo Esmeraldo

    (Crato CE 1929). Escultor, gravador, ilustrador, pintor. No início de sua carreira artística, dedica-se à xilogravura. A partir de 1947, em Fortaleza, freqüenta a Sociedade Cearense de Artes Plásticas - SCAP e mantém contato com Inimá de Paula (1918 - 1999), Antonio Bandeira (1922 - 1967) e Aldemir Martins (1922 - 2006). Nesse período tem aulas de pintura com Jean-Pierre Chabloz (1910 - 1984). Em 1951 trabalha na montagem da 1ª Bienal Internacional de São Paulo. Após o encerramento da Bienal, passa a residir em São Paulo, exerce a função de gravador e ilustrador no Correio Paulistano e tem contato com Marcelo Grassmann (1925) e Lívio Abramo (1903 - 1992). Em 1956, funda o Museu de Gravura, na cidade de Crato, Ceará. Em 1957, realiza individual no Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM/SP e viaja para a Europa com bolsa do governo francês. Em Paris estuda litografia na École Nationale Supérieure des Beaux-Arts [Escola Nacional Superior de Belas Artes] e tem acesso às obras raras da Bibliothèque Nationale de France, o que lhe permite estudar a gravura de Albrecht Dürer (1471 - 1528) por dois anos. Com orientação de Johnny Friedlaender (1912 - 1992), inicia seu trabalho de gravura em metal, publicado por editores europeus. Em meados dos anos 1960, integra o movimento da arte cinética, quando realiza as obras Excitáveis - quadros e objetos movidos pela eletricidade estática. Retorna ao Brasil em 1978, fixa-se em Fortaleza e dedica-se à arte pública. Idealiza na capital cearense a Exposição Internacional de Esculturas Efêmeras, da qual é curador em 1986 e 1991.

    Alberto Napomuceno

    Alberto Nepomuceno (Fortaleza, 6 de julho de 1864 — Rio de Janeiro, 16 de outubro de 1920) foi um compositor, pianista, organista e regente brasileiro.
    Considerado o "pai" do nacionalismo na música erudita brasileira, deixou inacabada a ópera O Garatuja, baseada na obra de mesmo nome de José de Alencar. Escreveu duas óperas completas, Ártemis e Abul, ambas sem temática nacionalista. Pesquisas recentes mostram que Nepomuceno compôs obras de caráter modernista, chegando a experimentar com a politonalidade nas Variações para piano, opus 29

    Dragão do mar
    Francisco José do Nascimento - Jangadeiro, popularmente conhecido como Chico da Matilde, nasceu em 15 de abril de 1839 em Canoa Quebrada, Aracati (CE). Símbolo nacional da luta contra a escravidão, virou "Dragão do Mar" devido à sua coragem e ousadia de recusar-se a transportar escravos em sua jangada. Sob influência dos abolicionistas, junto com José Luís Napoleão comandou a greve dos jangadeiros contra a escravidão nos dias 27, 30 e 31 de janeiro de 1881, no porto do Mucuripe. Em 1884, quando oficialmente foi abolida a escravidão no Ceará (4 anos antes que no resto do Brasil), Dragão do Mar foi levado até a capital do País, onde foi alvo de várias homenagens. Desfilou pelas ruas e Foi até a corte com sua jangada, onde foi recebido com uma chuva de flores pelos abolicionistas. Entregou sua jangada ao Museu Nacional, como marco do abolicionismo dos jangadeiros cearenses. Faleceu em 6 de março de 1914.

    MARILENE/EQUIPE PRETA/1 ANO NOITE.

    ResponderExcluir
  68. Francisco "Chico" Anysio de Oliveira Paula Filho (Maranguape, 12 de abril de 1931 — Rio de Janeiro, 23 de março de 2012) foi um humorista, ator, comentarista, compositor, diretor, escritor, pintor, radialista e roteirista brasileiro, notório por seus inúmeros quadros e programas humorísticos na Rede Globo, emissora onde trabalhou por mais de 40 anos.

    Ao dirigir e atuar ao lado de grandes nomes do humor brasileiro no rádio e na televisão, como Paulo Gracindo, Grande Otelo, Costinha, Walter D'Ávila, Jô Soares, Renato Corte Real, Agildo Ribeiro, Ivon Curi, José Vasconcellos e muitos outros, tornou-se um dos mais famosos, criativos e respeitados humoristas do Brasil.

    Antônio Renato Aragão (Sobral, 13 de janeiro de 1936) é um ator, diretor, produtor, comediante, dublador brasileiro, humorista, escritor, apresentador, cantor, idealizador, criador, historiador e palhaço brasileiro, famoso por liderar a série televisiva Os Trapalhões, nas décadas de 1970 e 1980. É também conhecido como Didi Mocó, ou apenas Didi, seu principal personagem. Também é advogado, formado em Direito, na Faculdade de Direito do Ceará em 1961.

    Francisco Everardo Oliveira Silva2 (Itapipoca, 1 de maio de 1965), conhecido pelo nome artístico de Tiririca, é um cantor, compositor, humorista, e político brasileiro. Filiado ao Partido da República, Tiririca foi eleito deputado federal por São Paulo, tendo sido o segundo deputado mais votado em toda a história do Brasil.

    esses que considero os humorista que ganhou o mundo com suas simpátias ....


    Gesciane Nobre Gomes, Equipe Branco, EJA V Noite.

    ResponderExcluir
  69. Francilmar Fernandes Silva
    EJA V

    PERSONALIDADES CEARENSES

    - Marcondes Falcão Maia - Mais conhecido como Falcão, é um cantor, apresentador e compositor brega, notado pelo estilo irreverente e cômico. Atualmente apresenta um programa chamado Leiruate na TV Ceará todas às quartas-feiras, sempre que posso acompanho. Outro trabalho de grande sucesso de Falcão tem sido o filme nacional Cine Holliúdy.

    - Antônio Renato Aragão - Nasceu em Sobral, no dia 13 de janeiro de 1936, é um ator, diretor, produtor, comediante, dublador brasileiro, humorista, escritor, apresentador, cantor, idealizador, criador, historiador , famoso por liderar a série televisiva Os Trapalhões, que tive a oportunidade de acompanhar nas décadas de 1970 e 1980. É também conhecido como Didi Mocó, ou apenas Didi, seu principal personagem.

    - Raimundo Fagner Cândido Lopes - Mais conhecido apenas como Fagner, nasceu em Orós, no dia 13 de outubro de 1949. É um cantor, compositor, instrumentista, ator e produtor brasileiro. Aprecio o seu trabalho, mas não me considero fã.

    ResponderExcluir
  70. debora souza numero 13 eja v

    tom calvacanti as piadas deles sao bem regionais e com caracteristicas cearenses.
    chico anysio fazia alegria de muita gente
    rosicleia grande humorista cearense.

    ResponderExcluir
  71. rita maria eja v numero 40

    raquel de queroiz foi uma grande escritora no ceara exemplo de vida para todos.

    renato aragao humorista nosso que devemos admira-lo pelo seu trabalho.

    chico anysio hhomem muito inteligente que faz parte da nossa cultura.

    ResponderExcluir
  72. carla alves numero 10 eja v

    renato aragao idolo das c5rianças com famoso grupon trapalhoes encantou o mundo inteiro.

    tom cavalcanti com suas imitaçoes saiu de fortaleza para criar mil e um tipos do povo cearense.

    augusto bonequeiro q com inreverencia deu vida a um boneco fulero e inreverente como povo cearense.

    ResponderExcluir