1 de nov. de 2013

XIV FEIRA CULTURAL - 2013



CULTURA CEARENSE”



 REGULAMENTO GERAL

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1. Regulamento dispõe sobre a organização da FEIRA CULTURAL da EEFM  ESTADO DO PARANÁ e foi elaborado pela Comissão Organizadora, constituída pela direção, coordenação e uma comissão de professores da escola. O mesmo será publicado no blog da escola ( http//paranafortaleza.blogspot.com).
1.2. A Feira Cultural 2013 da EEFM Estado do Paraná que tem por tema geral “CULTURA CEARENSE” será realizada nos dias 05, 06 e 07 de dezembro de 2013.
1.3. As inscrições serão realizadas no período de 18 a 20 de novembro de 2013 na sala de Multimeios. As inscrições só poderão ser feitas pelo professor orientador de cada equipe, onde o mesmo deverá apresentar a ficha de inscrição da equipe totalmente preenchida, assinada e sem rasuras.
1.4. A Feira envolverá os alunos, professores e funcionários dos três turnos, manhã , tarde e noite sendo as equipes formadas dos respectivos turnos, não havendo, entretanto, nenhum tipo de avaliação e competição entre esses turnos.
1.5. Todas as pessoas que participarem de qualquer forma do evento estarão sujeitas às condições deste Regulamento. Não serão aceitas alegações de desconhecimento deste documento, já que será dada a necessária e suficiente publicidade do mesmo, com o apoio das equipes.
1.6. O evento será composto em sua totalidade por : Comissão organizadora (direção, coordenação e PCAs), Comissão julgadora (jurados convidados), orientadores (professores), equipe de apoio (funcionários de apoio e secretaria), líderes das equipes e as equipes competidoras.
1.7. É de responsabilidade da Comissão organizadora a divulgação deste regulamento junto a equipe de apoio, Comissão julgadora e aos orientadores, que por sua vez deverão divulgá-lo aos líderes da sua equipe e demais integrantes da mesma.
1.8. É de responsabilidade dos orientadores e líderes das equipes a ampla divulgação das tarefas, junto aos integrantes da mesma, bem como acessarem diariamente o blog da escola, pois será um canal de comunicação entre Comissão Organizadora e Equipes, tanto para comunicados quanto tarefas a serem realizadas.
1.9.  Eventuais omissões deste Regulamento serão sanadas pela Comissão Organizadora.
1.10.Cabe ao orientador escolher juntamente com a equipe o subtema a ser trabalhado
1.12. Os trabalhos serão expostos nas salas e ambientes pré determinados pela organização do evento e as atividades acontecerão nos turnos manhã e tarde para as equipes dos dois turnos e o noturno ocorrerá no seu devido turno, exceto no dia das apresentações artísticas.

2. DA PARTICIPAÇÃO

2.1 As equipes da feira serão compostas por estudantes do Ensino Fundamental II , Médio e EJA, e seus respectivos professores. A quantidade de alunos da turma será dividida em três grupos seguindo a numeração da chamada.
2.2 É obrigatória a participação de todos os alunos na Feira, salvo os casos em que o pai e/ou responsável do aluno, mediante uma justificativa plausível, que estará sujeita a análise e aprovação por parte da Comissão Organizadora, solicitar a não participação do aluno. 
2.4 Cada equipe será identificada através de uma cor a ser sorteada na presença dos orientadores, lideres devendo com isto procurar meios para identificação de seus integrantes mediante a cor da equipe.
2.5 Caso alguma equipe opte por elaborar uma camisa para caracterizá-la , esta deve conter obrigatoriamente o nome da escola. NÃO SERÁ PERMITIDA A ENTRADA DOS ALUNOS A PAISANA, sendo obrigatório uso da blusa da feira ou a farda.
2.6 A Comissão organizadora não se responsabiliza pela confecção de camisas e outros acessórios ,  caso as equipes queiram fazer.
2.7 A 2ª CHAMADA acontecerá na semana após a realização da XIV Feira Cultural, no dia 7 de dezembro e será na forma de seminário a ser apresentado  a  turma com o mesmo tema da feira.

3. DOS OBJETIVOS DA FEIRA CULTURAL

3.1 OBJETIVO GERAL:
Estimular de formação dos aspectos culturais, regionais com o pleno desenvolvimento dos pilares da educação: aprender a conviver, aprender a fazer, aprender a pensar e a conhecer, aprender a ser, aprender a empreender.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Promover a integração entre a comunidade escolar.
• Exercitar a solidariedade.
• Desenvolver o espírito participativo como atitude positiva e enriquecedora da formação do cidadão;
• Conhecer os aspectos culturais, sociais e políticos do Ceará.
• Exercitar o espírito de liderança e motivação.

4. DA DATA E LOCAIS DE CUMPRIMENTO DAS TAREFAS

  • As tarefas contínuas e do blog terão início no dia 05 de novembro e encerrarão no dia 28 de dezembro de 2013.
  • As apresentações serão realizadas nos dias 05, 06 e 07 de dezembro de 2013.

5. DA PONTUAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL

A Comissão Organizadora da feira não se contentará com o simples cumprimento das tarefas, mas também avaliará a qualidade e o esforço dispensados para sua realização, com simplicidade, respeito e criatividade. Para que se leve em conta essas condições, em algumas tarefas não serão atribuídos pontos fixos, mas sim um máximo que pode ou não ser atingido, de acordo com a forma que a equipe trabalhou. Assim, cada prova será pontuada da seguinte forma:
Tarefa cumprida: valor definido por tarefa .
5.1 Caso a Comissão Julgadora entenda que uma equipe fugiu do objetivo proposto na apresentação de alguma prova, esta equipe será eliminada da mesma.
5.2 Em caso de empate será realizada uma tarefa extra para decidir a equipe campeã.
5.3 Qualquer recurso (reclamação ou sugestão) junto à Comissão Organização só poderá ser encaminhado pelos Orientadores das equipes.
5.4 A divulgação do resultado final será feita na semana posterior à realização da feira, após a contagem de pontuação de cada equipe.

6.3 DA PREMIAÇÃO DAS EQUIPES

6.1 As equipes vencedoras serão aquelas que somarem o maior números de pontos, respectivamente em 1º, 2º e 3º lugares. Contudo será premiada com uma nota parcial referente a nota total da equipe, em que os 100 pontos equivale ao 10 e assim sucessivamente.
6.2 A premiação dos trabalhos da feira será realizada na semana letiva seguinte nos respectivos turnos e salas e posterior divulgação na galeria do aluno.

7. DA COMISSÃO ORGANIZADORA

7.1 Compõem a Comissão Organizadora: Maria Nazaré Guedes Araújo, Gláucia Duarte, Ana Cláudia Pereira,  PCAs Muza  Mara,  Marden  Cristian, Amanda Girão, os professores, Estevão Viana, Robson, Marcelo Oliveira e a regente do Multimeios Ana Francisca.
7.2 São atribuições da Comissão Organizadora:
• Preparar o Regulamento;
• Preparar as tarefas (normais, surpresa, relâmpago, suplementares e especiais) da feira.
• Divulgar a Feira e seu cronograma em nome da Escola.
• Orientar as equipes em relação às dúvidas na interpretação do regulamento.
• Convocar reuniões quando se fizerem necessárias.
• Estabelecer horários relacionados à execução da feira e, por sorteio, a ordem de chamada das equipes.
• Selecionar a equipe de jurados, que deverá ser formada por cinco integrantes.
• Divulgar o resultado final da Feira.

8. COMISSÃO JULGADORA

Por motivos de segurança os nomes dos integrantes desta comissão só serão divulgados no dia das apresentações das tarefas.
8.1 São atribuições da Comissão Julgadora:
• Determinar a pontuação a ser retirada da equipe que cometer qualquer infração no regulamento.
• Avaliar toda atividade desenvolvida pelas equipes, atribuindo nota de acordo com o seu julgamento dentro do valor preestabelecido para cada atividade.

9. PROFESSORES

Os orientadores serão os professores dos alunos, divididos por equipes.
9.1 São atribuições dos orientadores:
• Orientar as equipes em qualquer aspecto referente a gincana.
• Desempenhar o papel de mediador entre sua equipe e qualquer uma das comissões da gincana e com o orientador de outra equipe.
• Convocar reuniões quando se fizerem necessárias.
• Estar à disposição da equipe nos horários em que estiver na unidade escolar no período em que se encontrar fora de sala de aula para auxiliá-la no cumprimento das tarefas.
• Obter informações sobre as atividades que serão desenvolvidas, para melhor orientar sua equipe.

10. LÍDERES DE EQUIPES

10.1 São atribuições dos líderes de equipe:
• Manter todos de sua equipe informados de tudo o que estiver acontecendo, delegar funções, reunir-se, discutir estratégias de atuação etc. A equipe que destacar-se pela organização estará marcando pontos.
• Vocês que estão à frente de sua equipe devem ser os (as) primeiros (as) a conhecer as provas, bem como suas regras. Agora, é arregaçar as mangas, não desanimar diante da primeira dificuldade, não render-se diante do primeiro obstáculo. Vocês são os (as) líderes, têm que ser os (as) mais animados (as) de todos. Avante!

11. DAS OBRIGAÇÕES DAS EQUIPES

11.1 Preparar-se e empenhar-se, membro a membro, na execução das tarefas de maneira a destacar o apreço pela escola, formando-se em comissões e distribuindo tarefas a elas.
11.2 Respeitar o regulamento desta FEIRA CULTURAL 2013
Observação:
Somente os orientadores e líderes das equipes terão acesso à Comissão organizadora, para dirimir dúvidas, quando da realização de tarefas simultâneas de todas as equipes.

12. DAS PENALIDADES

12.1 As equipes poderão perder pontos no caso de:
• Ultrapassar o limite para iniciar a tarefa, quando for o caso: implica na perda gradativa dos pontos correspondentes a mesma.
• Atrapalhar as equipes concorrentes por meio de qualquer artifício (inclusive barulho): pode perder até o total de pontos da respectiva tarefa (a critério da Comissão Organizadora e Jurados).
• Ultrapassar o tempo de conclusão previsto para o cumprimento da tarefa.
• Pichar ou riscar muros e instalações do local de realização da gincana, sujar ou estragar móveis, etc: desclassificação sumária (decisão irrecorrível).
• Ocorrer comportamento considerado eticamente inadequado ou antidesportivo, que fira este regulamento ou traga prejuízo à boa imagem do Colégio ou à boa imagem do evento como um todo: desclassificação sumária (decisão irrecorrível).
• Não será permitido o uso de roupas transparentes, minissaia, shortinhos curto, decotes muito ousados pelos integrantes das equipes, inclusive durante as apresentações.

CRONOGRAMA DA FEIRA

QUINTA –FEIRA 05/12/2013(MANHÃ)
ARRUMAÇÃO DAS SALAS
QUINTA-FEIRA  05/12/2013(TARDE )
ABERTURA DA FEIRA (17h )
SEXTA-FEIRA 06/12/201 (MANHÃ/TARDE/NOITE)
-APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS ( MANHÃ/ TARDE/ NOITE) - os alunos da manhã e da tarde devem vir nos dois turnos para se apresentarem, os da noite somente à noite.
SÁBADO 30/11/13
LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO DAS SALAS( 7h às 9h)
APRESENTAÇÕES     ARTÍSITICAS (9h)

PROTAGONISMO CULTURAL

Tarefas contínuas ( 05 de novembro à 05 de dezembro)

TAREFA 01: CUIDANDO DE NOSSA ESCOLA ( 5 PONTOS )

A EEFM ESTADO DO PARANÁ procura sempre oferecer um ambiente organizado e limpo para todos os seus alunos. Sendo assim, pedimos que cada equipe mantenha o ambiente da escola, e principalmente da sala de aula organizada e limpa. Nada de lixo no chão, mesa e carteiras desarrumadas. Para o cumprimento desta tarefa, os funcionários da escola farão,  todos os dias, a vistoria das salas, no período de outubro a novembro, para fiscalizar se as mesmas estão limpas e as carteiras arrumadas. As equipes receberão uma pontuação por isto, para cada dia observado, bem como perderão pontos se deixarem de cumprir com a tarefa.
Pontuação:  As equipes receberão 5 pontos, caso as turmas da equipe estejam com as salas limpas e organizadas.

As equipes também perderão 5 pontos, caso alguma turma da equipe deixe de cumprir a tarefa em sua sala.

TAREFA 2: EQUIPE NOTA 1000! ( 5 PONTOS)

Veja  quais serão os critérios para se conseguir os pontos desta tarefa:

I - Ser uma “equipe nota 1000” é...
• Manter a postura dos seus integrantes em sala. Nada de bagunça, conversas paralelas ou brincadeiras fora de hora e muito menos atrapalhar a aula dos professores. A equipe nota 1000 precisa ser modelo. Por isso mesmo, será observado a postura das turmas durante as aulas dos professores. A equipe que não tiver advertências!
• Ser organizada: não ficar resolvendo coisas na última hora, mas planejar com antecedência suas ações; dividir as funções dentro do grupo, pra não ficar tudo na responsabilidade de um.
• Ser pontual: quando uma reunião é marcada, seja ela pra toda a equipe, ou apenas para os lideres, a equipe nota 1000 deve estar na hora marcada.
• Ser animada: vibrar, torcer, correr atrás, saber que de animação uma gincana é feita! Sua torcida pula, inventa refrões. Uma equipe animada contagia o colégio.
• Ser fraterna: não se vê brigas numa equipe nota 1000, nem palavrões ou ofensas, reais ou virtuais. Durante toda a gincana e até depois, procura levar a coisa no bom humor e absorver o espírito de união que deve reinar em nossa gincana.
• Ser esportiva: saber ganhar é tão importante quanto saber perder. Uma equipe nota 1000, quando perde, vai em frente e sabe que jogo é assim mesmo... E quando ganha, sabe que o gostinho do sucesso não tem a ver com a tristeza de quem perdeu, por isso sabe comemorar sem ofender a equipe que perdeu.

II – Alguns pontos a serem observados:
• Há episódios desagradáveis que acontecem muito frequentemente em competições:  alguém perde a paciência e xinga o colega, o adversário ou sabe-se lá quem... É claro que isso não fica bem quando se concorre ao título de “equipe nota 1000”.

• Zelar pelas dependências do colégio é tarefa de todos nós. Uma equipe nota 1000 não deixa sujeira pela quadra, não desprende murais, não joga chicletes no piso da quadra... Enfim, cuida da casa que acolhe a todos com tanto carinho! 
• A coordenação geral , ouvindo os professores e os funcionários, decidirá quem merece o título. 
• Sempre que o coordenador for ao microfone dar um aviso ou anunciar uma competição, as equipes devem colaborar com o silêncio para que todos escutem. 
• O coordenador estará alertando líderes para as coisas que possam não estar bem em sua equipe, também estará incentivando, motivando etc.
Pontuação: 5 pontos para a equipe destaque.

TAREFA 03: ( 2,5 PONTOS )

02 questionamentos feito no Blog da escola em que cada membro só poderá fazer um comentário para cada questionamento.

Pontuação: 2,5 pontos para a equipe destaque( para equipe que fizerem mais e os melhores comentários, cada aluno só poderá fazer um único comentário para cada questionamento)

PROTAGONISMO CULTURAL- Tarefas dos 05, 06, 07  de dezembro

DATA: 05 de dezembro 2013 ( quinta-feira- tarde ).

TAREFA 04: GRITO DE PAZ ( 2,5 PONTOS )

Toda torcida tem o seu grito de PAZ. Juntem os compositores e criem um bem legal. Pode ser em ritmo de hip hop, samba, de rap ...etc. Não esqueçam do tema da feira. Durante o grito de paz, as outras equipes deverão permanecer em silêncio sob pena de perda de pontos.


TAREFA 05: DESFILE DE ABERTURA (5 PONTOS)

As equipes deverão organizar para o desfile. O local do desfile será na quadra na escola. Iniciará pontualmente às 17 (Tarde) para os três turnos observando a ordem de apresentação sorteada, com 48 horas de antecedência. Cuidado com a pontualidade! As equipes deverão escolher três representantes para apresentar uma faixa com uma frase coerente com o tema CULTURA CEARENSE e motivar sua equipe para o grito de paz.


DATA: 06 de dezembro de 2013 ( sexta-feira )

TAREFA 06 : APRESENTAÇÃO DO TEMA DA FEIRA NOS STANDS ( 40 PONTOS)

TAREFA 07 : ATIVIDADE COM LAPTOP (PROJETO EDUCACIONAL) ( 10 PONTOS )

     * Documentário, slides, vídeos, quiz... relacionado ao tema da feira.

REGULAMENTO

O professor orientador será responsável pela inscrição e produção do grupo.
A ficha de inscrição deverá ser devidamente preenchida com a lista nominal dos participantes e o subtema abordado.
Todo o material de produção do trabalho de pesquisa será responsabilidade de cada equipe.
Os trabalhos deverão ser apresentados no formato de banners e diários de bordo.
Haverá um único dia para a apresentação dos trabalhos que ocorrerá nas salas e em espaços predeterminados pela comissão organizadora. O descumprimento de ordem estabelecida acarretará em perda de pontos.
Os trabalhos serão avaliados por uma comissão de professores.
Os trabalhos NÃO poderão permanecer sem a presença de pelo menos dois integrantes da equipe após a visita da comissão julgadora.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Coerência temática …...............................................10 pontos
Criatividade e originalidade........................................10 pontos
Performance do aluno ou do grupo............................10 pontos
Organização e integração do grupo............................10 pontos

DATA: 07 de dezembro de 2013 ( sábado )

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS

TAREFA 08: TEATRO, ou DANÇA, ou EXPOSIÇÃO DE ARTES VISUAIS (ESTÁTUAS VIVAS)( 10 PONTOS )

A dança faz parte da cultura cearense. São vários os estilos musicais que influenciam esta região e, deverão apresentar com um aluno ou um grupo de alunos integrantes da equipe.
Com uma literatura bem interessante, os escritores cearenses abordam temas diversos. A equipe deverá fazer escolha de um tema literário, social ou histórico para apresentar numa encenação teatral ou algum tipo de exposição artística.
Duração de 10 minutos para cada equipe.

TAREFA 09: ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS ( 10 PONTOS )

Envolver nossa escola na campanha de arrecadação de alimentos para termos a iniciativa de contribuir com outras instituições de caridade Desta forma, solicitamos  que as equipes tragam no mínimo 02 cestas com as especificações abaixo.

DISCRIMINAÇÃO
QUANTIDADE
ARROZ
2 Kg
FEIJÃO
1 Kg
MACARRÃO
2 Kg
CUSCUZ
2 Kg
AÇUCAR
2 Kg
CAFÉ
1 Kg
LEITE EM PÓ
1 Kg
MARGARINA
1 Kg
BISCOITO
2 Kg
FARINHA
1 Kg
ÓLEO DE SOJA
1 Kg

Obs.: Serão doados para as instituições de caridade.                    

EQUIPES

MANHÃ
EQUIPE/ COR
PROFESSOR ORIENTADOR
      TEMA
Do n° 01 - 10
Do n° 11 - 20
2º  A e 2º B

TARDE
EQUIPE/ COR
PROFESSOR ORIENTADOR
     TEMA
Do n° 01 - 10
Do n° 11 - 20
Do n° 21 - ...

NOITE
EQUIPE/ COR
PROFESSOR ORIENTADOR
     TEMA
Do n° 01 - 10
Do n° 11 - 20
Do n° 21 - ...







5 comentários:

  1. GIRLENIA MARIA GOMES DE MOURA - COLÉGIO PARANÁ Nº 23 - EJA-5

    JANDAIAZINHA (CANTORA AMELINHA)
    Considero uma das maiores vozes femininas da música brasileira, me refero a Amelinha, "a Jandaiazinha" de voz forte, mas ao mesmo tempo doce, de voz expressiva, mas que também acalma.
    Amélia colares nasceu em Fortaleza, cresceu ouvindo música clássica, tocando piano e, muitas vezes, cantando enquanto balançava em sua rede. O forró ela conheceu meninota. A brisa que sopra no Ceará levou sua voz para longe e atravessou as fronteiras do Brasil.
    O seu primeiro trabalho musical foi "Flor de Paisagem" (1977), que lhe rendeu o título de mais nova revelação nordestina. O segundo trabalho, "Frevo Mulher" (1979), rendeu-lhe o Disco de Ouro. Com o disco "Foi Deus que Fez Você", música defendida por ela no Festival "MPB 80" da Rede Globo, ainda hoje, 22 anos depois, rende comovidas indignações por ter sido colocada em 2º lugar, Amelinha ganha seu primeiro Disco de Platina. Segundo ela, esse fato contribuiu positivamente no reverso da poesia para tornar aquela data inesquecível, assim como a música e a ela própria. No ano de lançamento, "Foi Deus Que Fez Você" vendeu um milhão de cópias e continua vendendo por todos esses anos, através de relançamentos e coletâneas. O sucesso não pararia por aí, como comprovam os álbuns: "Mulher Nova, Bonita e Carinhosa Faz o Homem Gemer Sem Sentir Dor" (1982) e "Romance Lua Lua" (1983). Em 1996, Amelinha faz outro CD de forró para a Sony, abordando o forró estilizado das bandas cearenses. Em 2001, lança o CD "Vento, Forró e Folia", gravado em Recife, homenageando o forró "pé de serra" legítimo. Foi agraciada com o título de cidadã do Rio de Janeiro pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  2. marta maria eja v numero 37

    renato aragao; humorista cearense com reconhecimento nacional.
    tiririca de palhaço a politico
    chico anysio ceraense das mil fases.
    esses sao apenas tres dos mil humoristas que o ceara produz por dia.

    ResponderExcluir
  3. elinalda diniz numeron15 eja v

    raquel de queroiz, escritora ,cearense mudialmente conhecida,iniciou sua carreira literaria com o livro o quinze

    Jose de Alencar o romancista cearense que conquistou o Brasil com suas historia idianista.

    Moreira campos,o eterno moreirinha que '' contista cearense' que ilustrou o imaginario das pessoas com seus contos psicologicos.

    ResponderExcluir
  4. Aveline natercia eja v numero 8


    edson queiroz: fundador da universidade de fortaleza unifor, grande empresario que inovou o espirito empreendedor cearense.

    edilmar noroes uns dos principais radialistas e personildade que inovou a televisao cearense.

    emanuel gurgel ; empreendedor do ramo forrozeiro um dos pioneiros na divulgaçao do forro pro Brasil e mundo com sua banda mastruz com leite.

    ResponderExcluir
  5. maria tania eja v numero 36

    fagner ;representante da musica cearense que encantou o Brasil.

    falcao representante da musica humoristica do ceara.

    eliane conhecida nacionalmente como a rainha do ceara.

    ResponderExcluir