24 de nov. de 2013

Aula de campo SEARA DA CIÊNCIA UFC

     Manhã muito dinâmica e interativa com muitos experimentos relacionados a Química, Física, Biologia e Matemática. Muito legal!!!
Professores Amanda Girão e Robson




















22 de nov. de 2013

Projeto Jovem do Futuro

O Jovem de Futuro é um projeto de Gestão Escolar para Resultados da Secretaria de Educação do Ceará  (Seduc) em parceria com o Instituto Unibanco que oferece às escolas participantes apoio técnico e financeiro para, em um período de 3 anos (duração do Ensino Médio), melhorar substancialmente seu desempenho.

As escolas recebem capacitação e assessoria técnica para planejar, executar, acompanhar e avaliar uma proposta de melhoria de seus resultados e R$ 100/aluno/ano para financiar as ações estratégicas previstas neste plano.

O Jovem de Futuro é, portanto, uma proposta que visa mobilizar alunos, professores e famílias em torno de metas pactuadas para um mesmo objetivo: garantir que os jovens entrem, permaneçam, tenham um bom desempenho e terminem o Ensino Médio.

                                                                                                           http://www.seduc.ce.gov.br


A professora Amanda, a diretora Nazaré e a coordenadora Ana Cláudia participaram, nesta quarta e quinta-feira, da Formação do Projeto Jovem de Futuro, com escolas da Rede Estadual de Ensino, no Hotel Vila Gale Fortaleza.



21 de nov. de 2013

20 de nov. de 2013

A escola é notícia

Representantes da Escola de Ensino Fundamental (EEF) Estado do Paraná, localizada no bairro Bom Futuro, em Fortaleza, participaram do 2º Seminário Um Computador por Aluno (UCA), realizado pelo Instituto Universidade Virtual (UFC Virtual), nos dias 7 e 8 de novembro. O evento é uma iniciativa do Governo Federal e, neste ano, ocorreu na Casa de José de Alencar.

Na oportunidade, a escola apresentou quatro projetos relacionados ao uso do computador portátil em sala de aula: “As nações e anglofonia: o uso do laptop na Geografia e no Inglês”, de autoria das professoras Cynthia e Elayni; “UCA e Webquest: metodologia de pesquisa orientada na EEF Estado do Paraná”, dos professores Marden e Yuri; “A produção e o conhecimento dos distintos gêneros textuais por meio do laptop educacional”, do professor Beto Paiva; e, por fim, “Do caderno impresso ao caderno digital”, da professora Martha Vecchia.

20.11.2013
Assessoria de Comunicação da Seduc
imprensa@seduc.ce.gov.br

18 de nov. de 2013

Pesquisa para a XIV Feira Cultural/ Cultura Cearense

01. Que personalidades cearenses são reconhecidas nacionalmente? Em que áreas atuam? Pesquise e comente sobre três dessas personalidades. 

12 de nov. de 2013

Premiação SPAECE/2012

     O SPAECE(Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará)  vem sendo implementando desde 1992. O SPAECE  caracteriza-se como avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. As informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos. A avaliação é feita uma vez por ano.
   Hoje, no Centro de Eventos do Ceará, mais de 4 mil alunos  foram premiados com um notebook pelos bons resultados obtidos  em 2012.

Aluno da Escola Estado do Paraná: Raul Mateus Pinto da Silva 
Diretora: Maria Nazaré Guedes Araújo
                             








Relato de experiências com o UCA

      Os três anos  de implantação do Programa UCA, na E.E.F.M Estado do Paraná, estão marcados pelo desenvolvimento de práticas pedagógicas que envolvem todas as áreas do conhecimento possibilitando a aprendizagem dos alunos utilizando-se das novas Tecnologias da Informação e Comunicação(TIC).
     Durante o II seminário UCA, a escola apresentou quatro projetos onde destacou o uso do laptop em sala de aula. São eles: As nações e anglofonia: o uso do laptop na geografia e inglês(Cynthia e Elayni); Projeto UCA e Webquest: metodologia de pesquisa orientada na Escola Estado do Paraná( Marden e Yuri); A produção e o conhecimento dos distintos gêneros textuais por meio do laptop educacional(professor Beto Paiva) e "Do caderno impresso ao caderno digital"(Martha Vecchia). Os professores tiveram o apoio dos PCLE'Is.


Dias 7 e 8 de novembro de 2013