SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

Horário de atendimento - 2015

Manhã: 2ª e 4ª  de 7:10h às 11:00
6ª feira (planejamento, atendimento aos pais e professores,
confecção de material pedagógico, cursos e visitas)
Tarde: 3ª e  5ª  de  13:10 às 17h

OBS: A sala de Recursos Multifuncionais  da escola não faz mais Atendimento Educacional Especializado-AEE, encerrou o atendimento em 30/04/2015.

2015

Habilidade artística - desenho


                                   

                             ALUNA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO/ NOITE









                                 HABILIDADE ARTÍSTICA - DESENHO




                                                           
                                                                 















                         Aula de campo realizada no último dia 30 de maio
                   Local: Parque Botânico do Ceará, município de Caucaia
                                                 


                                                                          24/04/2014




A SRM da Escola Estado do Paraná, contribuindo para o enriquecimento
 de habilidades em torno do fazer artístico
 http://sodesenhando.blogspot.com.br/
http://sonografite.blogspot.com.br/
  
http://desenhosereleituras.blogspot.com.br/

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE

         A inclusão educacional é um direito do aluno e requer mudanças na concepção e nas práticas de gestão, de sala de aula e de formação de professores, para a efetivação do direito de todos à escolarização. No contexto das políticas públicas para o desenvolvimento inclusivo da escola se insere a organização das salas de recursos multifuncionais, com a disponibilização de recursos e de apoio pedagógico para o atendimento às especificidades dos alunos público alvo da educação especial matriculados no ensino regular.
          Fundamentada nos  marcos legais e princípios pedagógicos, da igualdade de condições de acesso à participação em um sistema educacional inclusivo, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) define a Educação Especial como modalidade de ensino transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, que disponibiliza recursos e serviços e o atendimento educacional especializado, complementar ou suplementar, aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no ensino regular.
          A Escola de E.F.M Estado do Paraná  possui a Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) do tipo I,  contendo mobiliários, materiais didáticos e pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos para o atendimento aos alunos público-alvo da educação especial. A oferta do Atendimento Educacional Especializado é obrigatória da parte dos sistemas de ensino, embora participar do AEE seja uma decisão do aluno e/ou de seus pais/responsáveis. O atendimento é realizado no turno inverso da escolarização do aluno, duas vezes por semana,  em grupo ou individualmente, com duração de 50 minutos cada atendimento e não é substitutivo às classes comuns.
        A proposta do Atendimento Educacional Especializado é a de identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade, colaborando para a concretização da proposta democrática da escola, na medida em que elimina barreiras e com isto, promove a plena participação dos alunos a partir de suas dificuldades específicas. Todo o trabalho deve ser realizado de forma colaborativa com o envolvimento de toda a comunidade escolar e com o suporte dos profissionais da área clínica.
    No âmbito do AEE são desenvolvidas atividades de acordo com as necessidades educacionais específicas dos estudantes, tais como o ensino da Língua Brasileira de Sinais-Libras; da Língua Portuguesa como segunda língua para estudantes com surdez; da Informática Acessível; do sistema Braille, do uso do soroban(ábaco), das técnicas para a orientação e mobilidade;  da Comunicação Aumentativa e Alternativa - CAA;  do uso dos recursos de Tecnologia Assistiva - TA; do desenvolvimento de atividades de vida autônoma e social e enriquecimento curricular para as altas habilidades/superdotação.
    Conforme Resolução CNE/CEB n.4/2009, art. 12, para atuar no Atendimento Educacional Especializado, o professor deve ter formação inicial e continuada que o habilite para exercício da docência e formação específica na  educação especial.
      O professor do AEE identifica  as potencialidades e habilidades dos alunos, como também suas necessidades funcionais, a partir do estudo de caso, com a finalidade de  elaborar um plano de atendimento individual,  que venha atender as especificidades destes estudantes, para que eles superem as barreiras impostas pela deficiência.
       O tempo destinado à hora atividade do professor será de 13 h/a mensais, realizado na escola, para o professor lotado 20h semanais. Desde 2011, as sextas-feiras são dedicadas exclusivamente  a cursos (1 turno), visitas, confecção de material, atendimento aos pais, estudo de caso e planejamento. Com a implantação de 1/3, houve ampliação de 3h que são distribuídas na semana para acompanhar o planejamento de área dos professores regulares, conclusão de relatório ou outra atividade citada anteriormente.
        A Educação inclusiva concebe a escola como um espaço de todos, no qual os estudantes constroem o conhecimento segundo suas capacidades, expressam suas ideias livremente, participando ativamente  das tarefas de ensino e se desenvolvendo como cidadãos, nas suas diferenças. O respeito aos direitos e liberdades humanas, primeiro passo para a construção da cidadania, deve ser incentivado diariamente. Por isso a importância de educar todos os estudantes em um mesmo contexto escolar.

 Professora Tania Maia

                                                  


   



O Atendimento Educacional Especializado – AEE 

          É um serviço da Educação Especial, de caráter complementar ou suplementar à formação dos alunos no ensino regular, voltado para a formação dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/ superdotação, considerando as suas necessidades específicas de forma a promover acesso, participação e interação nas atividades escolares. Ele perpassa todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, sem substituí-los, garantindo o direito de todas as crianças e jovens a educação escolar comum. 

O AEE é realizado no turno inverso ao da sala de aula comum.

Alunos com deficiência são aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
                                

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA/SRM:
 http://ead.seduc.ce.gov.br/


 NOSSO CANTINHO




                                           Professora Tânia Maia - 2013
                http://aeetania2013.blogspot.com.br/
                                        taniainfor.blogspot.com.br









Professora Nívia Saraiva - 2013










   Carla recebendo o kit Enem das mãos da diretora
                                             Nazaré Guedes e da Coordenadora Gláucia
                                                                       ENEM 2013



Confraternização - 17/12/2013









“ EDUCAR UM FILHO COM TDAH É UM DESAFIO”


    As pesquisam mostram que lares com uma ou mais crianças      com TDAH são mais conturbados e estressados do que os outros que não têm que conviver com essa dificuldade.
Os pais experimentam alto nível de stress, depressão e culpa, e é relativamente grande o número de separações como conseqüência do quadro. Entendendo que o TDAH é uma deficiência neurobiológica, de origem genética e que ninguém é responsável por ele, é possível diminuir os sentimentos de culpa que a grande maioria dos pais carrega.
É normal haver dificuldade no relacionamento com outros filhos, já que a criança com TDAH tende a receber atendimento diferenciado dos pais ou ser a causa de conflitos e situações embaraçosas. São comuns o ciúme, a tentativa de chamar atenção, brigas entre irmãos e até alguma agressividade. Os conflitos podem se estender com  empregados, parentes e amigos.
Não é fácil ser pai ou mãe de um portador de TDAH. Barkley, um dos mais respeitados especialistas em TDAH diz que “educar um filho com TDAH é um desafio”. Ele também diz que esse é um desafio que traz enormes oportunidades de aperfeiçoamento pessoal e realização para os pais.
O primeiro passo no tratamento multidisciplinar é a psicoeducação dos pais. É de suma importância que os pais sejam informados sobre o transtorno em si e as estratégias que ajudam a minimizar os problemas por ele, para que possam orientar o filho portador, fazer as acomodações necessárias no ambiente familiar e colaborar com a escola e os terapeutas necessários para o tratamento clínico.

JUCÉLIA JUDITH MARTY
Psicóloga e Psicopedagoga CRP – 08/1881

EXPOSIÇÃO DE DESENHOS


O aluno Tiago Alves do  7º ano da E.E.F.M Estado do Paraná fez nesta quarta-feira, dia 14,  sua primeira exposição. Tiago vem no contra turno pra sala de recursos multifuncionais para fazer o que mais gosta, desenhar. Seus desenhos retratam o seu dia-a-dia, seus desejos e emoções de um adolescente de 12 anos, mas com o olhar de um artista.
14/03/2012


        




BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO  DO CEARÁ - 2012




                                             
PLANOS DE AULA COM FLEXIBILIZAÇÃO



DEPOIMENTO



Eu achei  legal  demais a gente aprender mais atividades  de português e matemática e outras mais difíceis e as brincadeiras de jogo com as matérias que estudo.
A SRM é muito  bonita e organizada. Eu estou estudando nela desde o ano passado   e  tenho aprendido  muito,  já sei pesquisar na internet, ler meus e-meios,  participar  de jogos educativos online, assistir filmes quando o professor indica e muitas outras coisas. Tudo que aprendi  foi com a ajuda da professora Tânia. Antes eu não sabia fazer nada no computador e agora adoro, porque tem muita coisa pra conhecer.
Tudo que eu aprendo aqui é importante para mim. Já fiz até o ENEM e não zerei em nenhuma prova, fiquei feliz. Sou uma pessoa mais feliz e agradeço a Deus e a escola.

                                              Dezembro de 2012
                                          Carla Alves de Oliveira



 TECNOLOGIA ASSISTIVA
http://www.assistiva.com.br/tassistiva.html


DEFICIÊNCIA VISUAL


      



DEFICIÊNCIA AUDITIVA





INCLUSÃO

                     




   Iniciamos o trabalho na SRM com o atendimento educacional especializado em junho de 2011. Um caminho ainda novo para a comunidade escolar, mas de suma importância para todos principalmente para os alunos com deficiência e/ou com altas habilidades/superdotação e talento.


FUNDAMENTOS LEGAIS


•Documentos norteadores que orientam para a implementação de sistemas educacionais inclusivos:
•Decreto nº 6.949/2009
•Decreto n° 7.611/2011
•Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008)
•Resolução CNE/CEB nº 4/2009
Decreto nº 6.949/2009 ratifica a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência/ONU (2006):
    [...] a deficiência é um conceito em evolução e resulta da interação entre pessoas com
    deficiência e as barreiras devidas às atitudes e ao ambiente que impedem a plena e
    efetiva participação dessas pessoas na sociedade em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.

•Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), que estabelece diretrizes gerais da educação especial e redimensiona o atendimento educacional especializado previsto na Constituição Federal (1986)


•Resolução CNE/CEB nº 4/2009, que institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado – AEE, na educação básica.

•Decreto n° 7.611/2011 ratifica a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva mantendo o caráter complementar, suplementar e transversal desta modalidade, ao situá-la no âmbito dos serviços de apoio à escolarização.

A QUEM SE DESTINA O AEE?
Alunos com:
üsurdez
üdeficiência física,  intelectual
ücegueira, baixa visão, surdocegueira
ütranstornos globais do desenvolvimento
üaltas habilidades/ superdotação

COMO SE ORGANIZA O AEE NO SISTEMA DE ENSINO?

- É condicionada à matrícula no ensino regular.
- É restrita ao público-alvo da educação especial.

- O atendimento pode ser oferecido em centro de atendimento educacional especializado da 

  rede pública ou privada, sem fins lucrativos.


FUNÇÕES DO AEE

Organizar situações que favoreçam o desenvolvimento do aluno.

Produzir materiais didáticos e pedagógicos, tendo em vista as necessidades específicas desses alunos


Promover a inclusão e interação do aluno na sala de aula do ensino regular.

Na sala de recurso multifuncional o trabalho deve centrar-se:
– na atenção aos aspectos que podem potencializar o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno.
– na eliminação das barreiras que dificultam a aprendizagem desse aluno.

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