25 de mai. de 2020

CRISE IMOBILIÁRIA DE 2008




Autor: Veridiano Rabelo dos Reis Vieira, aluno do 3ª, turma de 2020 da EEFM Estado do Paraná
Texto produzido para o componente História em 11 de Maio de 2020

Você sabe o que foi a crise imobiliária de 2008? Não?! Então vou te explicar de maneira simples e direta. Embora a bolha da economia tenha estourado em 2008, essa crise vem sendo "temperada" desde desde os anos 90. O crescimento vertiginoso dos preços de imóveis, a grande valorização dos imóveis e a grande segurança ao qual parecia ter, fez com que os investimentos nessa área aumentassem, mas foi só em 2001 que realmente podemos dizer que a crise deu seus primeiros passos, pois com o ataque de 11 de setembro, por medo de uma crise econômica, o governo americano procurou maneiras de reativar a economia.

Como ele fez isso? simples! aumentou os créditos a juros baixos! Até aí, mal algum, iniciou-se uma nova era de consumo! Afinal, quem não quer ter uma casa própria? Quem tinha acesso aos créditos, comprava a casa financiada (hipoteca).

Pessoas que tem créditos e condições de pagar a dívida com os bancos são chamados de "PRIME".  Essas seriam as pessoas aos quais os bancos emprestariam com a segurança do retorno do investimento. Porém ainda havia uma grande camada da população exclusa dessas áreas de consumo, como os latinos, pessoas sem emprego fixos e os pessoas de baixa renda, esses são chamados de "SUBPRIME". Essas são linhas com pouca segurança, mas com um grande retorno financeiro. É constituído por pessoas que em sua maioria não teriam acessos aos créditos e tão pouco a comprar casas se não fosse empresas como Fannie e Freddie, que tinham um mecanismo muito peculiar de trabalhar: elas iam até bancos, compravam as dívidas desses "SUBPRIMES" as transformavam em títulos de investimento, e vendiam por meio de corretoras para outros bancos. Com a inadimplência desses "SUBPRIMES" o problema começou. Os preços das casas caíram, pois era muita oferta, pouca demanda, muitos endividados com a hipoteca e muitos bancos da Europa e dá Ásia compraram esses títulos de investimento e acabaram não recebendo.

O mundo então viu empresas grandes fecharem suas portas e grandes bancos quebrarem. Isso teve grandes impactos em todo mundo, principalmente em países nos quais os bancos compraram os títulos de investimento, e, embora aqui no Brasil não tenha tomado proporções como nesses países, ainda foi o bastante para depor uma presidenta eleita e dar início a grandes protestos que mudaram os rumos da política brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário